As belezas naturais do Baixo São Francisco podem ser exploradas com o fortalecimento do turismo de lazer na Rota do Imperador. O roteiro possui duas fases, composta pelo city tour e o translado de catamarã que agrega as cidades de Santana do São Francisco, Neópolis e Penedo (Alagoas). A rota turística revive a expedição histórica realizada por Dom Pedro II (último imperador da história do Brasil), com objetivo de conhecer as potencialidades do rio São Francisco.
De acordo com o historiador e professor da Universidade Tiradentes (Unit), Rony Silva, conta que a comitiva imperial passou por três cidades sergipanas: Aracaju, Santana do São Francisco e Neópolis, partindo para Piranhas, seguindo para outras cinco cidades alagoanas sendo finalizada em Paulo Afonso no estado da Bahia.
“A região do Baixo São Francisco tem suas belezas naturais somadas a sua história. A escolha pelo nome ‘Rota do Imperador’ se deve a releitura do roteiro de Dom Pedro II, feito em 1859 na região. A rota feita pelo imperador na região do São Francisco até a cachoeira de Paulo Afonso (BA), tinha fins de expansão comercial na região”, explica.
A embarcação saí de Santana do São Francisco com destino a cidade de Neópolis, ou “Vila Nova Del Rei”. “A primeira parada é no Morro do Aracaré, hoje uma reserva ambiental, mas que no século XVI serviu de apoio para o primeiro Forte comandado por Maurício de Nassau e suas tropas holandesas. Durante o passeio, além de desfrutar da mesma fauna e flora desbravada pelo Imperador, os turistas podem tomar um banho relaxante nas águas tranquilas. Por fim, a embarcação segue para a cidade de Penedo, em Alagoas, momento em que é feito um apelo pela preservação do Rio São Francisco”, destaca.
O historiador explica que atualmente a ‘Rota do Imperador’ busca ganhar visibilidade enquanto novo produto turístico de Sergipe. “O atrativo consiste em um passeio de catamarã, que recorta os municípios de Santana do São Francisco, Neópolis e Penedo, em Alagoas. Pelas águas do “Velho Chico” e embalados por uma trilha sonora tipicamente sergipana, durante o atrativo, os turistas são recepcionados por artistas locais (vestidos a caráter) que representam a figura do Imperador “Dom Pedro II”, que se apresenta de forma bem-humorada para os visitantes como “Imperador do São Francisco”.
No lado alagoano a parada é a cidade de Penedo, local onde ficou hospedado o imperador durante sua jornada pelo São Francisco. Além da história, natureza e arquitetura, a rota oferece pratos típicos da cozinha ribeirinha à base de peixes e camarões, uma parada para banho na Ilha do imperador (no meio do Rio São Francisco) e a experiência de fazer um jarro de barro em uma das dezenas de olarias do município de Santana do São Francisco, conhecida pela tradição do artesanato em barro.
A Rota do Imperador fica localizada no município de Santana do São Francisco, na região do Baixo São Francisco, há 132 km da capital sergipana. Para fazer o passeio, basta acionar a empresa responsável pelo passeio pelo telefone (79) 99823 -9662.
Com informações do site A Voz do Cegonheiro.
Fonte: Cassandra Theodoro
*Texto atualizado em 20/06/2023, às 11h48
Leia mais: Cristo Redentor de São Cristóvão: símbolo de fé e sergipanidade