ESTUDE NA UNIT
MENU

Reitor parabeniza estudantes e professores que participaram do Projeto Rondon

Após imersão em Bonito/MS, estudantes são recebidos pelo reitor da Unit. Próxima edição do Projeto Rondon tem inscrição aberta até dia 14 e acontecerá em Sergipe em 2024.

às 20h32
Compartilhe:

Entender a realidade de outra região do País pensando no desenvolvimento local e sustentável, em busca do fortalecimento da cidadania, pode ser algo inimaginável para muitos. Não para os oito estudantes de diversos cursos da graduação da Universidade Tiradentes (Unit) selecionados para atuarem como voluntários do Projeto Rondon 2023.

Realizado de 13 a 30 de julho em Bonito/MS, os estudantes realizaram oficinas sobre Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde para cerca de 800 pessoas, entre professores, agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde da cidade. 

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, acredita no potencial de cada aluno em transformar a realidade de outras comunidades. “Estou muito feliz e orgulhoso por cada um de vocês ter se dedicado a um projeto que vai tão afundo em nosso país, conhecendo outras realidades e culturas, entendendo as dificuldades das pessoas e em como podem contribuir para transformá-las. Parabéns a todos os envolvidos, inclusive às professoras que acompanharam e se dedicaram tanto para que tudo corresse bem”, relata o professor Uchôa.

De acordo com a professora do curso de Medicina da Unit, Ana Célia Goes Melo, idealizadora e coordenadora do projeto na instituição, a ideia das oficinas é que o público replique as informações adquiridas em seu dia a dia, depois que o Projeto Rondon encerra suas atividades. “A intenção é que sejam multiplicadores, porque antes o Rondon era muito assistencialista e hoje é para que o aprendizado seja multiplicado na cidade. Por exemplo: houve um atropelamento na cidade e uma das agentes que participou da oficina sobre primeiros socorros, pôde atender a pessoa após ter participado de uma das nossas oficinas. Ou seja, o conhecimento adquirido foi multiplicado”, comenta, anunciando a pretensão em participar da próxima edição que acontecerá em Sergipe, em janeiro de 2024.

“O Projeto Rondon é importante pela oportunidade que os nossos alunos têm de um intercâmbio em outro estado, aplicando conhecimento adquirido, ampliando relacionamentos com outras IES, aprendendo novas atividades, enriquecendo o currículo dele na formação, principalmente na agenda social e de sustentabilidade”, considera o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Saumíneo Nascimento.

Para a professora Carla Porto, a bagagem adquirida é muito maior. “A gente trouxe muito mais do que levou. Foi uma troca bastante enriquecedora. Por meio das oficinas, os alunos reproduziram tudo aquilo que foi aprendido nos bancos da Universidade, através do ensino e pesquisa, e colocamos em prática na comunidade por meio da extensão. Com certeza aprendemos mais com a comunidade, com o saber popular e cultura local”, revela a professora Carla.

O coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans, acredita no poder que essa frente da tríade do ensino superior atua em prol do aprendizado dos futuros profissionais. “A extensão é de fundamental importância para a formação do aluno. Ainda mais no Projeto Rondon em que o aluno passa quase 20 dias imerso em uma operação dentro da comunidade, realizando atividades inerentes a sua formação e contribuindo para o desenvolvimento daquela cidade. A experiência vivida pelos alunos é marcante para a formação deles, vai para a vida toda, vai muito além da complexa experiência de estar em sala de aula, uma contribuição grandiosa para a sociedade e para a formação desses alunos”, considera Calasans.

O aluno do 7º período do curso de Educação Física, Sávio Canuto, destaca o aprendizado cultural como mais marcante em sua experiência no Projeto Rondon. “Foi uma troca de culturas, levamos a de Sergipe e absorvemos muito a cultura do centro-oeste e do Pantanal. Foi multidisciplinar porque envolve saúde, educação, cultura e direitos. O que mais aprendi foi saber como os povos da região respeitam as pessoas e toda sua comunidade”, conta.

Já a aluna concluinte do curso de Serviço Social EAD, Vitória Ferreira, destaca o aprendizado mútuo com a comunidade local de Bonito. “Esta foi a melhor experiência da minha vida! Só tenho a agradecer a Unit! Pude contribuir com o Projeto que impactou mais de 28 mil pessoas como agentes multiplicadores”, avalia orgulhosa .

“Ainda mais por eu ser aluna do EAD, metodologia de ensino subestimada por muitos. Mas essa prática que tive, já que o curso de Serviço Social em si é muito teórico, ter tido a experiência em um projeto de extensão como o Rondon é maravilhoso, principalmente por ser aluna EAD. Consegui praticar o que aprendi na teoria, levei muita bagagem e voltei com o dobro”, conclui Vitória Ferreira. 

Projeto Rondon 2024

O Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Projetos Sociais, receberá até o próximo dia 14, inscrições para o processo seletivo para a Operação MANGABEIRAS que contemplará até 12 municípios do estado de Sergipe e que terá como centro regional a cidade de Aracaju.

Podem participar deste processo Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o País. Para acessar o edital e outras informações, acesse este link.

Unit no Rondon

Pela 10ª vez, a Universidade Tiradentes participou do Projeto Rondon. De 13 a 30 de julho, oito estudantes de diversos cursos realizaram atividades de extensão voltadas para as áreas Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, no município de Bonito (MS). O projeto é promovido pelo Governo Federal visando o desenvolvimento e bem-estar de comunidades carentes.

Para participar, a Unit submeteu uma proposta de trabalho ao processo seletivo das instituições de ensino superior para participação nas Operações Sentinelas Avançadas e Guaicurus a serem realizadas em 2023. Com mais de 98 pontos, a Unit foi classificada em 4º lugar a nível nacional entre 12 instituições públicas e privadas de todo o Brasil. 

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem por finalidade viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.

O Rondon possui três conjuntos de ações, A, B e C. Em edições anteriores, a Unit já participou de projetos em São Paulo, Pará, Maranhão, Sergipe e Alagoas.

Leia mais: Alunos da Unit se preparam para participar do Projeto Rondon

Compartilhe: