ESTUDE NA UNIT
MENU

Por que fazer a prova do Enade? 

O gerente de qualidade da Pró-reitoria de Graduação da Unit, Antônio Minoru, explica porque o concluinte do curso contemplado deve fazer a prova do Enade

às 21h18
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. 

A prova deve ser realizada pelos estudantes que já possuem 80% ou mais de créditos cursados ou que possuem previsão de formatura em julho de 2024, do curso contemplado a fazer Enade 2023, precisam se dedicarem para terem um bom desempenho neste Exame. É o que explica o gerente de qualidade da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Tiradentes (Unit), Antônio Minoru, destaca alguns requisitos que considera importantes. 

“O primeiro são os Critérios de avaliação. O Enade é um exame de caráter classificatório, ou seja, o desempenho dos concluintes é utilizado para avaliar o curso de graduação e a instituição de ensino. Quanto melhor o desempenho dos concluintes, melhor será a avaliação do curso e da instituição a qual ele fez parte e continuará como egresso”, destaca.

Ele ressalta que o segundo ponto são os benefícios para quem realiza a prova. “Os concluintes com melhor desempenho no Enade podem ter acesso a bolsas de estudos para cursos de pós-graduação, financiamentos para o Fies e Prouni, e até mesmo oportunidades de emprego”, aponta.

E o terceiro, e não menos importante ponto a ser comentado é a satisfação pessoal do estudante. “Um bom desempenho no Enade é uma forma de demonstrar que o concluinte adquiriu as competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão. Isso pode gerar uma sensação de satisfação pessoal e profissional”, ressalta.

Minoru também destaca que os estudantes que já fizeram o Enade em outro curso, deverão fazer a prova novamente. “Uma vez que o aluno preenche os requisitos de ingressante ou concluinte será inscrito e deverá participar do Enade. Aqueles estudantes que estavam na graduação e por algum motivo tiveram que trancar o curso também deverão fazer a prova”, salienta.

O que o Enade representa? 

De acordo com Minoru, o Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso. “A prova é composta por questões objetivas, discursivas e/ou práticas, que são elaboradas com base nos referenciais de competências e habilidades estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC)”, informa.

A avaliação do Enade tem um papel importante para a sociedade, pois permite:

  • Avaliar a qualidade dos cursos de graduação no Brasil;
  • Identificar áreas de melhoria nos cursos;
  • Estimular a melhoria da qualidade da educação superior;
  • Contribuir para o desenvolvimento profissional dos estudantes.

Os resultados do Enade são divulgados pelo Inep e disponibilizados para a sociedade. Esses resultados podem ser utilizados por estudantes, instituições de ensino, governo e empregadores para tomar decisões sobre o ensino superior.

“A avaliação do Enade impacta na formação do profissional de duas maneiras: Estimula a aprendizagem ativa. Os estudantes que desejam ter um bom desempenho no Enade precisam se preparar com antecedência, estudando os conteúdos que serão cobrados no exame. Isso estimula a aprendizagem ativa, pois os estudantes precisam buscar informações e conhecimentos por conta própria, além de praticar uma autoavaliação da sua aprendizagem ao longo da sua formação. Será assim também na vida profissional, pois ele precisa estar antenado às mudanças da sociedade e como esta, na qual ele também está inserido, estimula as instáveis relações socioeconômicas, socioculturais e socioambientais”, destaca.  

Ainda de acordo com o gerente de qualidade, realizar a prova contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades. “O Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso. Isso contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o exercício da profissão, como a capacidade de análise crítica, resolução de problemas e comunicação”, conclui.

Leia mais: Recadastramento de dados pessoais é essencial para o sucesso no Enade 2023

Compartilhe: