ESTUDE NA UNIT
MENU

Oficina de gastronomia integra colaboradores e alunos estrangeiros

Estudantes que fazem intercâmbio na Unit participam de oficina para conhecer e preparar pratos baseados na culinária brasileira e sergipana, além de interagir com colaboradores

às 19h59
A oficina realizada no Centro Gastronômico da Unit teve a participação de colaboradores da instituição e de estudantes estrangeiros que fazem mobilidade acadêmica (Divulgação)
A oficina realizada no Centro Gastronômico da Unit teve a participação de colaboradores da instituição e de estudantes estrangeiros que fazem mobilidade acadêmica (Divulgação)
Compartilhe:

Uma das melhores formas de aproximar e integrar pessoas e culturas diferentes é através da culinária local, que também se constitui como uma grande expressão da cultura de cada povo. Este propósito inspirou a Oficina de Gastronomia Brasileira, realizada no último sábado, 23, através de uma parceria entre a Gerência de Relações Internacionais e o curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit). 

A atividade, realizada no Centro Gastronômico do Campus Farolândia, teve a participação de colaboradores da instituição e dos sete estudantes oriundos do México, do Peru e da Colômbia que estão cursando o semestre 2023-2 na Unit, através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI). Ela faz parte das ações de integração dos alunos estrangeiros, promovendo para eles uma grande imersão na cultura e na gastronomia brasileira e sergipana. 

“Essa oficina permitiu que os colaboradores e alunos internacionais interagissem em um ambiente mais descontraído. Desta forma, promovemos uma troca cultural em que os alunos puderam conhecer e preparar um prato bem regional e os colaboradores presentes puderam apresentar um pouco da cultura sergipana, com ingredientes muito utilizados na nossa cozinha”, detalhou a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert.  

Cada um dos participantes pode aprender a preparar um cardápio com três pratos inspirados na culinária regional, com ingredientes e temperos tradicionais em Sergipe. Eles foram escolhidos pela professora Isabelle de Andrade Brito, do curso de Gastronomia, que foi a orientadora da atividade. A entrada foi um catado de aratu com farofa de castanha e vinagrete de caju. O prato principal foi carne de sol ao molho de mangaba com arroz, ervas e amendoim verde cozido. E na sobremesa, um brigadeiro brulle de paçoca.

Uma das colaboradoras que participaram da oficina foi a consultora comercial Rafaella Andrade Lima, que aproveitou a oportunidade para conhecer melhor o grupo de intercambistas, além de se aproximar melhor da culinária. “Confesso que nunca gostei muito de cozinhar, mas sempre tive vontade de aprender mais, para ver se consigo criar esse gosto e essa vontade. Deu para aprender um pouco sobre como fazer comidas regionais e também para interagir com o pessoal do intercâmbio. Conseguimos mostrar para eles um pouco da nossa regionalidade, com nossos produtos e nossos ingredientes”, afirmou. 

A aluna Laura Nataly Agudelo Pardo, que cursa Negócios Internacionais na Universidad de Santo Tomás, em Tunja (Colômbia), pode conhecer um pouco mais sobre o Brasil através de um dos hobbies que mais gosta de fazer. “A experiência foi muito linda e com muita diversão. Eu gostei muito porque gosto de cozinhar, e nada poderia ser melhor do que aprender a cozinhar comida brasileira na Unit. Estou muito grata por ter tido essa oportunidade e por ter conhecido as pessoas da universidade. Toda a comida estava muito, muito deliciosa e eles tinham tudo no centro gastronômico”, disse ela, que se declara ansiosa por poder mostrar um pouco mais da comida colombiana aos colegas brasileiros. 

E essa oportunidade está cada vez mais próxima. Ainda neste ano, as equipes de Relações Internacionais e do curso de Gastronomia irão repetir a parceria, promovendo uma Oficina de Gastronomia Latina. A proposta, de acordo com Júlia Gubert, será inversa: permitir que os alunos internacionais proponham e mostrem pratos típicos das culturas mexicana, peruana e colombiana. A previsão é de que a atividade aconteça em novembro. 

Leia mais:
Alunos estrangeiros são acolhidos em ação de boas-vindas na Unit
XIII Semana Gastronômica contempla as atualidades da culinária brasileira e mundial

Compartilhe: