ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit participa de atividades com servidores no 1º Encontro de Bem-Estar 

Ação fez cerca de 800 atendimentos a aposentados e pensionistas do governo de Sergipe, com a participação de alunos e docentes dos cursos de Saúde

às 21h31
O evento com a participação dos cursos de saúde da Unit foi voltado à promoção de lazer, saúde e bem-estar para aposentados e pensionistas do serviço público estadual (Divulgação/Unit)
O evento com a participação dos cursos de saúde da Unit foi voltado à promoção de lazer, saúde e bem-estar para aposentados e pensionistas do serviço público estadual (Divulgação/Unit)
Compartilhe:

Cerca de 50 alunos e 10 professores dos cursos de saúde da Universidade Tiradentes (Unit) participaram neste sábado, 30, do 1º Encontro de Bem-Estar, promovido pelo SergipePrevidência (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe) e pelo Ipesaúde (Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe). O evento aconteceu na Orla de Atalaia, em Aracaju, e foi voltado à promoção de lazer, saúde e bem-estar para aposentados e pensionistas do serviço público estadual. 

Centenas de pessoas participaram do encontro e tiveram acesso a exames de aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação nutricional e avaliação psicológica, além de atividades como alongamento, caminhada, aula de dança e mini-palestras de orientação com profissionais da Saúde.  Ao todo, os serviços somaram cerca de 800 atendimentos, principalmente a idosos. A atividade de extensão envolveu alunos e docentes dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Educação Física e Psicologia, além dos profissionais e servidores do Ipesaúde. 

“A Unit foi convidada pelo SergipePrevidência para ser parceira nessa ação junto ao governo do Estado, para que a gente oferecesse os serviços de saúde e também desse apoio no próprio percurso. A gente classifica como uma ação excelente, pois os serviços foram muito procurados, tivemos muito movimento e o evento foi muito bem organizado”, avalia a professora Juliana Mendonça Borges, coordenadora da área de Saúde da Unit. 

Ela destacou ainda que, para além de dar suporte ao evento, a participação foi bastante positiva e importante para a formação dos alunos. “Realmente, eles conseguem colocar em prática tudo que aprendem na sala de aula e nos laboratórios. Eles vivenciam na prática esse contato com a sociedade, ainda mais em um público que requer um cuidado mais especial, que é o idoso e carece de alguns cuidados de doenças crônicas”, disse Juliana, relatando que muitas das pessoas atendidas eram pacientes com diabetes e hipertensão. 

Outras pessoas apresentaram necessidades de cuidados de saúde mental e foram encaminhadas ao plantão psicológico da Clínica de Psicologia, cujo serviço também foi divulgado no Encontro. Os alunos da Unit atuaram ainda no acompanhamento da caminhada, orientando ainda o aquecimento físico e o alongamento pós-exercício. E as mini-palestras dadas pelos professores abrangeram orientações de nutrição, atividade física e saúde mental. 

Atualmente, o governo de Sergipe tem cerca de 35 mil aposentados e pensionistas, que são atendidos pelo SergipePrevidência e pelo Ipesaúde. Além da Unit e dos dois institutos, o Encontro de Bem-Estar teve o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Banese Corretora. 

com informações do Sergipeprevidência 

Leia mais: 
Ações e palestras abrem a Semana da Saúde e Segurança no Trabalho 2023
Governo federal abre 25 concursos para 6 mil vagas 
Setembro Amarelo e saúde mental: “Se precisar, peça ajuda!”

Compartilhe: