ESTUDE NA UNIT
MENU

Professores do PEP apresentam pesquisas em congresso no Peru

Docentes apresentaram estudos realizados no PEP, sobre o uso das sínteses de materiais para processos de descontaminação de águas e efluentes hospitalares

às 12h04
 As pesquisas conduzidas pelos professores Giancarlo Salazar Banda e Katlin Eguiluz, do PEP, foram apresentadas na recente Conferência Internacional sobre Investigação e Inovação em Energias Renováveis ​​e Ambiente (Ciema), em Arequipa (Peru) (Divulgação)
As pesquisas conduzidas pelos professores Giancarlo Salazar Banda e Katlin Eguiluz, do PEP, foram apresentadas na recente Conferência Internacional sobre Investigação e Inovação em Energias Renováveis ​​e Ambiente (Ciema), em Arequipa (Peru) (Divulgação)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) se destaca internacionalmente com a realização de pesquisas em seus programas de mestrado e doutorado. A professora-doutora Katlin Ivon Barrios Eguiluz e o professor-doutor Giancarlo Richard Salazar Banda, ambos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP), apresentaram estudos relacionados ao desenvolvimento de novos métodos para a descontaminação de águas e efluentes hospitalares, durante a I Conferência Internacional sobre Investigação e Inovação em Energias Renováveis ​​e Ambiente (Ciema), realizada no mês passado em Arequipa (Peru).

Os docentes foram convidados como palestrantes internacionais e apresentaram dois trabalhos, elaborados com base em diversos projetos de pesquisa realizados no Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia (LEN), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), com a participação de estudantes de mestrado e doutorado do PEP, mais os alunos de iniciação científica da Unit. “Basicamente, se tratam de estudos focados no desenvolvimento de métodos de síntese de materiais (eletrodos) para uso no tratamento de águas contaminadas, assim como estudos da aplicação destes materiais na descontaminação de efluentes hospitalares”, explicam. 

O primeiro trabalho, de Giancarlo Banda, concentrou-se na influência dos métodos de calcinação na eficiência eletroquímica e fotoeletroquímica do ânodo de mistura de óxidos metálicos Ti/RuO2-TiO2, obtido a partir de materiais como titânio e rutênio. Ele mostrou que a calcinação (decomposição de uma substância através da alta temperatura) pode influenciar significativamente o desempenho do ânodo Ti/RuO2-TiO2. 

O outro, de Katlin Eguiluz, abrangeu estudos relacionados à degradação eletroquímica de efluentes hospitalares sintéticos usando ânodos de óxidos metálicos mistos. Tal processo utiliza energia elétrica para degradar poluentes presentes na água, e que, segundo ela, representa uma alternativa promissora para o tratamento de efluentes hospitalares, pois é capaz de degradar poluentes orgânicos resistentes, como antibióticos e hormônios. 

“Inicialmente, trabalhamos na síntese destes eletrodos com áreas pequenas para estudos em sistemas em batelada e volumes de água contaminada pequenos (escala laboratorial). Atualmente, estamos trabalhando na síntese de eletrodos com áreas superficiais maiores para tratarmos maiores volumes de efluentes em sistemas em fluxo, ou seja, onde a água contaminada passa pelo sistema e sai tratada, não mais ficando parada no sistema até descontaminação”, detalham os professores, acrescentando que o grupo de pesquisas conseguiu publicar 43 artigos em revistas internacionais de alto impacto e depositar três patentes relacionadas a estes métodos de síntese. 

Ainda segundo Giancarlo e Katlin, as pesquisas apresentadas se encontram em um grau de maturidade intermediário, e seus resultados poderão impactar enormemente a sociedade em um estágio de maturidade posterior. “Uma vez que os nossos materiais sejam testados e aplicados em sistemas reais de tratamento de efluentes e águas contaminadas, eles poderão aumentar grandemente a eficiência destes sistemas na remoção de contaminantes emergentes e de difícil eliminação pelos sistemas atuais de tratamento de efluentes”, afirmam eles.

O convite

Os professores do PEP também atuam nas pesquisas em colaboração com professores e instituições do Peru, em uma parceria que surgiu desde a participação deles em outro congresso internacional de inovação e pesquisa em engenharia, em 2018. A atuação rendeu a escolha de seus nomes para o Ciema, que contou ainda com pesquisadores baseados em instituições brasileiras como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), além da Universidade do Porto, em Portugal. 

Os docentes acreditam que a investigação tem o potencial de impulsionar avanços significativos em tecnologias sustentáveis, promovendo o objetivo de um futuro mais verde e mais ambientalmente consciente. Para eles, a apresentação das pesquisas em eventos internacionais é motivo de orgulho para os alunos e participantes. “Essa participação demonstra a maturidade científica dos seus docentes, fato que consequentemente conduz a uma maior qualidade do programa e da formação dos discentes, que é o fim principal do nosso programa e qualquer programa de pós-graduação Stricto Sensu. Adicionalmente, tivemos a oportunidade de vislumbrar parcerias com novos grupos de pesquisa e docentes de diversos países, as quais poderão resultar em melhorias na formação dos discentes do PEP”, dizem Katlin e Giancarlo. 

Texto atualizado em 03/11/2023, às 16h30

Leia mais:
‘Doutorados-sanduíche’ qualificam ainda mais a formação de doutores no PEP
PEP Unit obtém nota 6 em avaliação da Capes

Compartilhe: