ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora da Unit compartilha experiência de sua capacitação nos Estados Unidos

Harvard Business School foi palco de uma imersão que visa aperfeiçoar o conhecimento em liderança e inovação

às 14h05
Compartilhe:

No cenário acadêmico brasileiro, a busca constante por atualização e inovação é um imperativo para educadores que almejam preparar os futuros profissionais. A professora da Universidade Tiradentes (Unit) e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Patrícia Severino, recentemente retornou de uma capacitação de uma semana na Harvard Business School, em Boston nos Estados Unidos, a convite da organizadora do evento, sendo selecionada devido a sua integração no ecossistema de inovação Brasil-EUA e a sua colaboração com parceiros consolidados.

O curso Entrepreneurship Leadership Accelerator, que aconteceu em novembro de 2023, proporcionou uma oportunidade de aprendizado com renomados professores da Universidade de Harvard e CEO’s do ecossistema de Boston de diversas áreas de atuação, permitindo explorar o epicentro da inovação e o berço histórico dos Estados Unidos. O programa foi concebido com o objetivo de oferecer uma abordagem dinâmica e colaborativa para profissionais de nível gerencial. 

“Como professora, pesquisadora e atualmente gestora, minha missão é permanecer na vanguarda do conhecimento, contribuindo para a formação de recursos humanos de alta qualidade preparados para atuar no mundo pós-pandêmico. Este novo cenário demanda competências sólidas tanto nas habilidades técnicas quanto nas interpessoais, destacando a importância de habilidades comportamentais como comunicação eficaz, trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas”, ressalta Patrícia.

Impacto na atuação na Unit

Ao contextualizar a aplicação prática de sua capacitação, Patrícia destaca a importância de atualizar o conteúdo do curso de Farmácia. “Passar pela imersão no ecossistema mais inovador da área farmacêutica fornece oportunidade de aprimorar as aulas com conteúdo atualizado e promoção de interações internacionais. Além disso, observo que a profissão farmacêutica está passando por transformações significativas, proporcionando novas oportunidades de emprego”, elenca.

Aperfeiçoar o conhecimento em liderança e inovação é essencial no ambiente acadêmico para promover o progresso e a adaptação às demandas contemporâneas. “Líderes acadêmicos desempenham um papel crucial para modernizar currículos, promover pesquisa de vanguarda para a sociedade e engajar discentes a tornarem-se protagonistas de suas carreiras. A inovação se manifesta na introdução de métodos de ensino avançados, integração de tecnologias educacionais e incentivo ao empreendedorismo acadêmico. Além disso, a gestão eficiente de recursos, a internacionalização e o apoio à pesquisa interdisciplinar podem transformar positivamente o ambiente acadêmico e preparar os discentes para os desafios do mundo”, conta.

Metas para o PBI

Ao assumir o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Unit, Patrícia expressa seu entusiasmo em fortalecer a estrutura curricular, intensificar a pesquisa e promover a internacionalização.

“É gratificante receber um programa nota 6 da Capes muito bem consolidado e estruturado pela gestão anterior. Acredito que com a equipe buscaremos modernizar a estrutura curricular alinhando a demandas institucionais, órgãos governamentais e sociedade. Além disso, buscaremos fortalecer a pesquisa, internacionalização e com um viés muito forte estamos trabalhando para expandir o empreendedorismo e transferência de tecnologia dos produtos produzidos por nossos docentes e discentes”, completa.

Embora nas fases iniciais de planejamento, Patrícia enfatiza a aproximação com empresas como estratégia-chave. “Parcerias sólidas visam alinhar o programa com as demandas do setor empresarial e social, impulsionando a Biotecnologia Industrial na Unit. Estamos comprometidos em estabelecer parcerias sólidas que impulsionam colaborações significativas, permitindo-nos alinhar nosso programa de forma mais eficaz com as demandas e oportunidades do setor empresarial e social”, infere.

Patrícia destaca sua abordagem inovadora para envolver alunos, traduzindo suas pesquisas em soluções práticas e inspirando a criação de startups. A conexão entre pesquisa acadêmica e empreendedorismo é central para capacitar estudantes a transformar conhecimento em inovações impactantes.

“Desde meu recente ingresso, venho dedicando esforços para envolver os alunos no processo de transformar os produtos resultantes de suas dissertações e teses em soluções práticas que não apenas atendam às demandas do mercado, mas também inspirem a criação de suas próprias startups. Juntos, estamos construindo pontes entre a pesquisa acadêmica e as oportunidades empreendedoras, capacitando os estudantes a traduzir seu conhecimento em inovações impactantes”, destaca.

Reconhecimentos e premiações

A professora ostenta um notável acervo de prêmios, dentre eles incluem:

  • Prêmio 25 Mulheres da Ciência da América Latina da Empresa 3M, 2023
  • Por três anos consecutivos entre os 2% de pesquisadores mais influentes do mundo segundo a Universidade de Stanford
  • Homenagem do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, entre os profissionais notáveis da área, em 20 de janeiro de 2023.
  • Homenageada pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), representando a ciência e tecnologia no estado de Sergipe.

Para Patrícia, a capacitação foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Durante o curso, ela teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades pedagógicas, adquirir novos conhecimentos e compartilhar experiências com outros profissionais da área. Ao finalizar a capacitação, a professora sente-se mais preparada e motivada para aplicar as novas práticas em sala de aula, contribuindo assim para o desenvolvimento e aprendizado dos seus alunos do PBI.

Leia também: Estão abertas as inscrições para o Programa Laboratório Social da Unit

Compartilhe: