ESTUDE NA UNIT
MENU

Patrícia Severino é selecionada em premiação da empresa 3M

Premiação acontece em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e reconhece 25 pesquisadoras da América Latina.

às 15h58
Premiação da empresa 3M reconhece mulheres na ciência
Premiação da empresa 3M reconhece mulheres na ciência
Professora doutora Patrícia Severino é única representante de Sergipe na premiação
Compartilhe:

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado no dia 11 de fevereiro, é uma iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Para celebrar essa data, a empresa 3M do Brasil anunciou neste dia 10 as vencedoras da 3ª edição do projeto “25 Mulheres na Ciência América Latina”. 

Dentre as selecionadas estão oito brasileiras, sendo que a professora da Universidade Tiradentes (Unit) e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), doutora Patrícia Severino, é a primeira a representar Sergipe na premiação. “Eu me sinto muito lisonjeada em representar o estado e os farmacêuticos, pois a 3M buscou mulheres que retratam protagonismo para a sociedade e para a ciência na América Latina. Segundo a 3M, foram aproximadamente 1000 cientistas avaliadas levando em conta vários critérios como geração de conhecimento, transformação social, comunicação, liderança, entre outros atributos”, considera Patrícia Severino.

De acordo com a UNESCO, em todo o mundo, as mulheres representam cerca de 35% do universo de alunos que buscam o ensino superior em STEM e são menos de 30% entre os pesquisadores científicos. No Brasil, segundo dados recentes consolidados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as mulheres representam 54% dos estudantes de doutorado no Brasil, o que significa um aumento de 10% nas últimas duas décadas.   

“Vale salientar a desigualdade de gênero na academia brasileira. Segundo dados do CNPq, em 2022, somente 36% das bolsas (em média) foram concedidas às mulheres, sendo que esse valor tende a reduzir com o aumento dos níveis. Espero que a minha história possa inspirar meninas e mulheres a buscarem seus objetivos profissionais”, destaca Severino.

A pesquisadora desenvolveu estudos sobre um curativo polimérico em bicamada com liberação rápida de anestésico e controlada de antibiótico nanoparticulado para controle imediato da dor, cicatrização e atividade antimicrobiana para lesões crônicas infectadas. “O projeto submetido ‘Membrana em Bicamada com Liberação Rápida de Anestésico e Controlada de Antibiótico Nanoparticulado’, foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Unit, pelo doutorado da enfermeira Daniele Martins de Lima Oliveira, em parceria com alunos de iniciação científica, pesquisadores e professores”, explica Patrícia Severino.

“Eu atribuo esse reconhecimento ao trabalho que venho desenvolvendo junto com os discentes de graduação e pós-graduação e aos parceiros nacionais e internacionais. Esse reconhecimento é nosso”, coloca.

O maior sonho de Patrícia é comercializar os produtos que ela desenvolveu em escala de laboratório para promover a cura em pacientes. “O maior sonho é que o nosso medicamento alcance o mercado consumidor, no caso o paciente. Até lá, ainda temos um caminho pela frente que depende de investimento e parcerias”, comenta.

Patrícia Severino

Patrícia Severino é graduada em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba; mestre e doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também fez um pós-doutorado. Concluiu outro pós-doutorado na Escola de Medicina de Harvard e atuou ativamente durante um ano no Tiradentes Institute, centro de estudos localizado na Universidade de Massachusetts (UMass), em Boston, nos Estados Unidos.

Recentemente, Patrícia Severino foi contemplada com bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na categoria 1B. Anualmente, o órgão renova a concessão de bolsas no Brasil inteiro.

Depois de ser listada pelo terceiro ano consecutivo como uma das pesquisadoras mais influentes do mundo, a farmacêutica e docente da Unit, Patrícia Severino garantiu mais uma conquista para o seu currículo. Patrícia representou o Brasil no Programa promovido pela Fundação Carolina, em parceria com o governo de Andaluzia. 

Durante a pandemia, ela se juntou a cientistas de vários países para desenvolver soluções para combater o coronavírus, como a criação de máscaras e respiradores a partir de materiais de baixo custo e biodegradáveis. 

 

Sobre o projeto 3M

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e reconhecimento ao protagonismo das mulheres latino-americanas no desenvolvimento de projetos e trabalhos científicos que visam impactar as comunidades e regiões nas quais estão inseridas, inspirando crianças, jovens e mulheres a estudarem as disciplinas STEM (em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), áreas historicamente dominadas pelos homens.   

Em reconhecimento às selecionadas, a 3M publicará seus projetos no livro e e-book “25 Mulheres na Ciência 2023”, incluindo uma ilustração inédita desenvolvida para cada cientista e seu projeto.

 

Leia mais:

Estudante realiza pesquisa para tratar lesão medular

Compartilhe: