ESTUDE NA UNIT
MENU



Da Unit para o Hospital Decós: uma trajetória de dedicação e sucesso

Egresso do curso de Farmácia da Unit é contratado imediatamente para atuar como farmacêutico no hospital, destacando a excelência da preparação acadêmica

às 12h43
André Luís do Nascimento Gomes- Farmacêutico
André Luís do Nascimento Gomes- Farmacêutico
Compartilhe:

No cenário desafiador da pandemia, onde a educação teve que se reinventar, histórias de superação e sucesso continuam a surgir. O egresso do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit), André Luís do Nascimento Gomes, é um exemplo de dedicação e preparação acadêmica que resultou em uma conquista notável: sua contratação imediata como farmacêutico no hospital Decós, ainda em meio à cerimônia de colação de grau.

Desde o início de seu curso, André fez questão de ir além do convencional. Mesmo enfrentando os desafios da pandemia, que impôs dois anos de ensino remoto, ele não apenas acompanhou o curso, mas se destacou.  “Consegui fazer monitoria por dois semestres, participei do projeto mentoria, fundei e presidi uma liga acadêmica, participei de dois projetos de iniciação científica, fui líder de turma, representante dos discentes da área da saúde na Comissão Própria de Avaliação (CPA) e representante discente no colegiado do curso. Foram anos de bastante entrega e dedicação que ajudaram a formar o profissional que sou hoje”, relembra.

André ressalta, ainda, que a Unit foi responsável por esse feito, isso porque, a instituição dispõe de profissionais que preparam seus alunos diariamente para enfrentar o mercado de trabalho. “Desde o início do curso, os professores fazem questão de nos tratar como farmacêuticos, e isso é bastante importante para que durante os cinco anos de curso, possamos criar um lado profissional que seremos quando nos formar”, revela.

Ele conta que foi através do Unit Carreiras que conseguiu seu estágio extracurricular que o possibilitou de estar no Decós durante dois anos e receber a oportunidade de emprego tão rapidamente. “O curso de farmácia tem um diferencial: fazemos estágios obrigatórios desde o 3º período, e isso diferencia os egressos da Unit frente aos formandos de outras instituições”, reforça.

Escolha pela Farmácia Hospitalar 

Ao decidir seguir a carreira de farmacêutico hospitalar, André destaca sua identificação com a logística do ambiente. Seu contato prático com a área, por meio do estágio extracurricular consolidou sua escolha. Ao ser contratado ainda durante a colação de grau, André Luís compartilha a felicidade dessa conquista.

“Quando recebi o convite para o processo seletivo fiquei muito feliz, pois tinha acabado de me desligar do hospital devido o meu contrato de estágio ter se encerrado após dois anos. Ser contratado foi uma vitória, uma prova de que toda minha dedicação tanto na universidade, como no próprio estágio, valeu a pena”, celebra.

Essa contratação representa para André Luís o início de um novo ciclo em sua vida. O final da graduação frequentemente traz consigo a ansiedade sobre o futuro profissional, mas para ele, ser contratado ainda nos últimos dias do curso foi motivo de grande alegria.

Atuação no Hospital Decós 

Ao começar suas atividades no hospital Decós, o egresso já está imerso na rotina do farmacêutico hospitalar. “Minha atuação consiste em avaliar prescrições, fazer evoluções dos pacientes, realizo farmacovigilância, além do auxílio à equipe durante todas as rotinas diárias para garantir o melhor para os pacientes. A união de todo conhecimento adquirido durante o curso, com o apoio incondicional do corpo docente e a força de vontade e comprometimento que tive durante a graduação, me fizeram estar onde estou hoje”, conta.

Quanto aos próximos passos, ele destaca a importância de pensar em especializações e continuar os estudos, vislumbrando uma possível conciliação com o mestrado em biotecnologia industrial na Unit.  “Mesmo finalizando a graduação, é importante nunca parar de estudar porque o mundo está em constante atualização. Como fui aprovado no processo seletivo do mestrado em biotecnologia industrial, vou tentar uma forma de conciliar os dois, fazer especialização dentro da área hospitalar. O leque de opções é grande e o céu é o limite”, ressalta.

Leia também: Aluna de Farmácia participa de pesquisa sobre óleo da semente do maracujá

Compartilhe: