ESTUDE NA UNIT
MENU

Aula inaugural apresenta possibilidades da carreira de gastronomia

Professores e alunos conversam sobre possibilidades de atuação da carreira, que vão além da função de chef de cozinha; profissionais experientes na área e egressas do curso também participaram

às 17h03
Compartilhe:

Alunos do curso de graduação em Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit) tiveram, na noite do último dia 22, uma oportunidade de conhecer as possibilidades de atuação no mercado de trabalho após a formação. Foi durante a aula inaugural do curso no período 2024-1, que aconteceu na Arena Innovation, do Tiradentes Innovation Center. Calouros e veteranos puderam conversar e tirar dúvidas com professores do próprio curso e com profissionais que já atuam no ramo em Sergipe, incluindo egressas da Unit. Ela teve ainda uma palestra da professora Jamile Figueiredo do curso de Psicologia, que falou sobre aspectos psicológicos importantes para a vida universitária. 

Segundo o professor Hugo Xavier, coordenador operacional dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Unit, este foi o início de uma prática que se estenderá por todo o semestre: levar e apresentar profissionais da área de gastronomia que atuam em Sergipe e em outros estados, para que eles falem sobre as realidades, dificuldades, benefícios e desafios do atual cenário da profissão. “Essa é uma forma de trazer para eles algumas atualidades da área de gastronomia. Neste semestre, a gente trouxe o tema do mercado de trabalho, que está em franca ascensão. Porém, é necessário que os nossos alunos façam essa diferença, ainda que na universidade, e que eles possam ter realmente um eixo no mercado de trabalho”, disse ele. 

E essas possibilidades vão muito além de ser chef de cozinha em grandes restaurantes, ou como aparecem nos realities de gastronomia da TV. O profissional formado na área pode assumir outras funções e utilizar outras habilidades necessárias até mesmo para o próprio cargo de chef. “O aluno vai entender que, para se tornar chef, ele precisa ter um espaço para chefiar, ser um gestor de alimentos e bebidas, dentre outros setores. Podem trabalhar com consultoria, formulando ficha técnica, formulando cardápios… Quando o aluno entra no curso, acha que vai ser só chef de cozinha ou até mesmo fazer gastronomia só para comer. E, na verdade, a Unit proporciona diversas outras possibilidades”, diz a professora Thais Trindade de Brito. 

Entre as funções que registram crescimento da demanda por profissionais formados na área, estão as de gestão, consultoria, pesquisa e marketing digital, além de áreas específicas como a de personal chef, que executa e elabora pratos para eventos, dietas ou planos particulares. Há ainda a gastronomia regional, que realça os pratos e sabores característico de cada cidade ou estado, e a gastronomia hospitalar, responsável pelas refeições servidas a pacientes em hospitais e unidades de saúde. 

“O leque está mais aberto para essas inovações, para essas outras carências, tem muita coisa que pode ser desenvolvida. E o curso de gastronomia trabalha todas essas disciplinas. O aluno não sai daqui especialista em uma delas, mas compreende, passa por toda essa visão e aí vai fazer uma especialização naquilo que ele se identifica mais”, resume a professora Isabelle de Andrade Brito.

Experiência dividida

A aula teve ainda a participação de profissionais experientes que já atuam na área gastronômica há algum tempo em Sergipe. Uma delas foi a chef Dan Duarte, que tem 25 anos de carreira e está à frente do restaurante Dona Divina. Para ela, o momento foi importante para desmistificar a imagem da profissão. “A gastronomia é real, importante e necessária. O curso, a profissionalização e tudo aquilo que eles aprendem dentro da faculdade é extremamente primordial para dar continuidade ao trabalho deles fora da faculdade. E ter um curso de gastronomia faz todo o diferencial, porque se você já chega com o conteúdo de técnicas, de conhecimento, de entendimento, já vem com o primeiro passo. O restante você adquire com a prática, a vivência e tem que jogar a cara para frente mesmo”, destaca Dan. 

A egressa Andreza Machado se formou na turma de 2014, e atua hoje como coordenadora de alimentos e bebidas do Del Mar Hotel. Ela se disse “um pouco nervosa, mas muito feliz” em dividir com os estudantes as suas experiências como aluna e como profissional. “Acho que a maioria vai querer saber demais sobre o mercado, o que vai ser depois que eles saírem da faculdade. E viemos dizer que o mercado é amplo e que tem espaço pra todo mundo. Eu sempre trabalhei com a hotelaria, que hoje é um dos campos que mais trabalham, mas também é um dos mais rentáveis e precisa de profissionais muito bons”, pontua Andreza, que também demonstrou carinho e gratidão pelo tempo que passou na Unit. “Aqui eu trabalhei, me formei, fui aluna e funcionária. E sou muito grata por tudo que conquistei, porque estive aqui e comecei aqui”, lembra. 

Alunos atentos

Entre os alunos, a atenção e o interesse pelas explicações foi total. Para Richard Kauan, Gomes Santana, do segundo período de Gastronomia, a aula foi importante para conhecer um pouco mais sobre o cenário atual do mercado. “Eu acho que, por mais que eu saiba um pouco do básico da gastronomia durante esse tempo que eu estudei, eu quero me especializar um pouco mais e também conhecer alguns dos chefes que tem aqui em Aracaju, já que eu não tenho muita noção de quem são e tudo mais. Eu já gostava muito de gastronomia e a partir do momento que eu entrei na Unit para cursar, eu já dei logo de cara com algo que eu tenho como paixão mesmo. Vir aqui para a cozinha é um local que eu tenho como um lugar para esvaziar a minha mente”, diz Kauan, que pretende se especializar nas receitas da culinária italiana. 

Já a pedagoga e professora aposentada Luíze Ribeiro dos Anjos Nunes está começando o primeiro período do curso e pretende voltar a exercer o ofício de ensinar, mas na profissão pela qual pegou mais gosto. “A gastronomia me atraiu pelos novos conhecimentos, novas áreas, por descobrir o novo e melhorar. Espero adquirir muito conhecimento, inovar, agregar. Eu fiz um [curso] pré técnico em nutrição, terminei agora em dezembro e, em algumas aulas práticas, eu fui me apaixonando pela gastronomia. Então, quero juntar o técnico em nutrição com a gastronomia”, revela a aluna, provando o ditado segundo o qual “nunca é tarde para começar”. 

Leia mais:
Egresso da Unit conta que realizou o sonho de cursar Gastronomia através do EAD 
Aumenta o interesse do público e das faculdades pela culinária tradicional

Compartilhe: