ESTUDE NA UNIT
MENU

Instituto Tobias Barreto de Educação abriga quase 10 mil obras 

O conteúdo do acervo permite que a sociedade sergipana e as novas gerações tenham acesso às informações históricas sobre o estado de Sergipe

às 20h54
Compartilhe:

Fundado em 28 de abril de 1997, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC) situado na Biblioteca Central da Universidade Tiradentes (Unit) foi criado para promover a educação, ciências e cultura, além de desempenhar um importante papel na preservação da história de Sergipe. Tobias Barreto, que dá nome ao instituto, foi um importante jurista, poeta e filósofo sergipano, cujas contribuições ainda são celebradas hoje.

Seu acervo inclui a biblioteca pessoal de Luiz Antônio Barreto, adquirida pela Unit há 12 anos. Segundo a bibliotecária Alda Teresa Nunes de Freitas, o acervo do ITBEC é vasto e diversificado, incluindo obras raras, documentos manuscritos, jornais, teses, periódicos, enciclopédias, xilogravuras, acervo sonoro de música e filmes, literatura de cordel, e fotografias de Aracaju antiga e de personalidades sergipanas. 

Destacam-se documentos históricos como as “Mensagens de Presidentes de Província” e manuscritos da Secretaria do Governo de Sergipe de 1885. “O acervo do ITBEC permite que a sociedade sergipana tenha acesso a informações históricas sobre nosso estado, selecionadas pelo olhar crítico do Dr. Luiz Antônio Barreto. O passado contribui para a identidade de uma sociedade e o ITBEC está aberto para toda a comunidade acadêmica, sendo referência para estudiosos e pesquisadores”, afirma Alda.

Acervo diversificado

O instituto possui obras de notáveis sergipanos, como Santo Souza, Maria Thetis Nunes, Clodomir de Souza e Silva, Ibarê Dantas, José Sampaio e Paulo de Carvalho Neto. O fundador Luiz Antônio Barreto organizou e dirigiu as obras completas de Tobias Barreto e Silvio Romero, incluindo uma edição comemorativa do sesquicentenário de nascimento de Romero.

“Através de inventário realizado, já existem nove mil trezentos e vinte e dois (9.322) livros e periódicos catalogados. Existindo ainda, um mil e duzentas (1.190) caixas arquivo contendo documentos não identificados e ainda aproximadamente dois mil (2.000) itens entre multimídias e objetos tridimensionais, que estão em processo de triagem e tratamento técnico, visando compor o inventário final do acervo. Já foram triadas e tratadas tecnicamente, cento e trinta (140) caixas arquivo”, explica.

O acervo encontra-se fisicamente no 2º andar da Biblioteca Jacinto Uchôa, no campus da Unit na Farolândia em Aracaju, ocupando uma sala exclusiva para consulta local, conservação e tratamento técnico. Para facilitar o acesso, parte do acervo está disponível no sistema PERGAMUM, podendo ser consultado através dos terminais na biblioteca ou pelo Portal da Unit. “Os visitantes podem apreciar obras históricas de intelectuais sergipanos e de outras personalidades do Estado”, acrescenta Alda Teresa.

Investimento na cultura

O ITBEC realiza periodicamente eventos e exposições para divulgar seu acervo e promover a cultura sergipana. A expectativa é que, com o apoio de parcerias e recursos financeiros, o instituto possa expandir suas atividades e se tornar um centro de referência ainda mais importante para a pesquisa e a educação. “O acervo também tem servido a pesquisadores de todo o Brasil, pois seu acervo congrega temáticas que extrapolam a história e cultura sergipanas, tendo significativas obras da história e da cultura nacional e do folclore latino-americano”, complementa.

Visitação e horário de funcionamento

O ITBEC está aberto ao público de segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h45. A Biblioteca Jacinto Uchôa funciona das 7h às 22h. 

Para garantir a preservação do acervo, é necessário que os visitantes utilizem equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados e obedeçam às regras de utilização do material de pesquisa. “O setor deverá ser consultado sobre as regras para manuseio dos materiais de pesquisa”, orienta Alda Teresa.

Leia também: PAIMI inicia semestre letivo com novas atividades para idosas e alunos de Fisioterapia

Compartilhe: