ESTUDE NA UNIT
MENU

Atletas da Unit se destacam no primeiro Mundial Universitário de Praia no Brasil

Competição inédita no Rio de Janeiro reúne esportistas de 50 países; alunos da Universidade Tiradentes representam Sergipe e a seleção brasileira.

às 20h11
Os estudantes Karoline Gomes Trindade, Matheus Felipe Silva e Cinthia Santos
Os estudantes Karoline Gomes Trindade, Matheus Felipe Silva e Cinthia Santos
Compartilhe:

O Brasil sediou pela primeira vez o FISU World University Championship Beach Sports, ou Campeonato Mundial Universitário de Praia, uma das competições mais prestigiadas do calendário esportivo universitário. O evento reuniu cerca de 3.000 atletas de 50 países nas areias cariocas de Botafogo e Barra da Tijuca. Entre os participantes, três atletas sergipanos, alunos da Universidade Tiradentes (Unit), tiveram a oportunidade de representar Sergipe nesta competição histórica.

Segundo o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen, a classificação dos três atletas da Unit para a seleção brasileira foi uma surpresa positiva. “Nós não sabíamos que isso poderia acontecer. Achávamos que, como tínhamos alguns atletas bem colocados e de alto nível, havia a expectativa de que algum aluno entrasse para a seleção. Se apenas um entrasse, já seria algo muito legal para o Estado. No entanto, foram três, o que gerou uma grande expectativa, especialmente ao sabermos que eles fariam parte da seleção brasileira”, destaca Thiessen.

Thiessen destaca que a Unit tem investido fortemente no esporte, enviando 60 alunos para o Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) modalidade Praia e quase 50 para o JUBs Quadra e o JUBs Futebol de Campo. “Esse investimento no esporte tem trazido resultados, não apenas em termos de visibilidade, mas também no apoio aos alunos, mostrando que é possível ser atleta e estudante ao mesmo tempo. A convocação dos atletas foi um marco, tanto para a universidade quanto para os próprios estudantes”, elenca.

O caminho até a seleção

Entre os atletas selecionados, a estudante de Pedagogia da Unit, Cinthia Barreto, descreve a experiência como única e enriquecedora ao representar sua universidade, seu estado e o Brasil em uma competição de nível mundial. “Foi uma experiência única, muitas felicidades, uma mistura de sentimentos, por estar representando nosso estado, minha universidade e elevar o nome da instituição que me deu inúmeras oportunidades, que irei levar para a vida. Essa experiência de estar entre competidores de diversas culturas e nacionalidades é algo enriquecedor”, conta Cinthia.

Cinthia também detalhou o processo de preparação para o evento, que começou com a seletiva local na Unit, passando pela fase nacional dos JUBs Praia, onde sua equipe conquistou o segundo lugar. Após essa vitória, veio a convocação para a seleção brasileira durante o campeonato no Rio de Janeiro. “A preparação foi mais específica para que a gente entrosasse o mais rápido possível, pois eram atletas de várias faculdades. Os treinos foram mais intensos, pois corríamos contra o tempo, mas tudo que treinamos conseguimos executar durante os jogos”, explica.

A experiência de integrar a seleção brasileira foi única para Cinthia, e ela já planeja participar de mais competições internacionais no futuro. “A Unit vem me apoiando com diversas coisas, como a oportunidade de estar estudando e poder concluir minha graduação, além de poder participar e representar a universidade nos eventos nacionais, custeando as viagens e todo o suporte”, ressalta.

O esporte como pilar na universidade

A participação de atletas da Unit em uma competição internacional tão importante traz não só visibilidade para a instituição, mas também reflete o comprometimento da universidade com o desenvolvimento esportivo de seus alunos. Walter Thiessen destaca que o esporte tem sido uma ferramenta crucial para atrair mais estudantes interessados em conciliar a vida acadêmica com o esporte de alto nível. “O impacto é enorme, tanto externamente, com muitas pessoas entrando em contato para saber como fazer parte da equipe da Unit, quanto internamente, com os alunos vibrando com essa conquista”, pontua Thiessen.

Além do Mundial Universitário de Praia, a próxima meta da Unit é a participação no JUBs Quadra, que ocorrerá em outubro, em Brasília. Com o contínuo apoio e investimento no esporte, a universidade segue fortalecendo sua posição como referência no cenário esportivo universitário, tanto em nível nacional quanto internacional.

Leia também: Manhã Cidadã reforça o compromisso social da Unit com a população de Estância (SE)

Compartilhe: