ESTUDE NA UNIT
MENU

Tecnologia alternativa na Unit

A Unit é a única instituição sergipana a realizar um evento que ocorre de forma simultânea em toda a América Latina

às 15h35
Professor Pablo Marx Menezes destaca a participação da Unit no evento
Professor Pablo Marx Menezes destaca a participação da Unit no evento
O acadêmico Bruno Raphael mostra as vantagens do software livre
Compartilhe:
O acadêmico Bruno Raphael  mostra as vantagens do software livre

O acadêmico Bruno Raphael mostra as vantagens do software livre

Na manhã do sábado, 25, diversas cidades Brasileiras bem como de demais países da América Latina mobilizaram profissionais e estudantes da área da informática para a realização do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre – Flisol.

Trata-se de um evento descentralizado, que tem como objetivo promover o uso de Software Livre em geral, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral, além de criar interações entre usuários e desenvolvedores através de palestras e minicursos.

De Sergipe a Universidade Tiradentes foi a única instituição de ensino superior a participar da programação. Alunos dos cursos de Ciências da Computação, profissionais da área e convidados interagiram durante todo o dia com uma programação mesclada por minicursos, palestras e oficinas ocorridas nas salas 38,39 e 40 do bloco A, do Campus Farolândia.

O professor do curso de Redes Pablo Marx Menezes explica que a programação do Flisol na Unit permitiu a realização de palestras de alunos e egressos da instituição, todas elas com o objetivo de disseminar entre os participantes o conhecimento do software livre, cada vez mais utilizado na pesquisa científica.  “Trata-se de um evento colaborativo que acontece de forma simultânea onde toda a parte organizacional fica por conta da cidade sede. Em Sergipe somos os únicos a realizar o Flisol através da Unit e é nosso desejo que a programação seja inserida no calendário da instituição”, pondera o docente. Ele acrescenta que a ideia principal é fazer com que o aluno, principalmente, da área de redes e Sistema de Informação use o software livre que tem o apelo de colaboração e desenvolvimento para a comunidade.

Bruno Raphael Carvalho de Jesus, aluno do 5º período de Rede de Computadores diz que por se tratar de um evento realizado em toda a América Latina e até mesmo na Europa (exemplo de Portugal), o Flisol é importante porque informa aos interessados sobre o conceito do Linux, como software livre. “É importante não depender de nenhuma empresa nem de programadores privados para que possamos fazer nossas tarefas no computador, em casa, ou mesmo no ambiente de trabalho”, explica o acadêmico. Ele afirma que em Aracaju já existem muitas empresas que trabalham com Linux obtendo resultados satisfatórios.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: