Você sabia que o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Universidade Tiradentes (Unit), que atende alunos e colaboradores com deficiências, síndromes, transtornos ou vivências em situações de conflito que acabaram interferindo no processo de aprendizagem ou nas relações sociais comunitárias, também atende alunos da modalidade de Educação a Distância (EAD)?
O Núcleo está disponível aos alunos ou aos gestores e tutores. O acesso é feito pelo próprio Magister, via Google For Education (pela ferramenta Google Meet), pelo WhatsApp ou e-mail. Já os atendimentos são realizados por meio de entrevista de triagem, acolhimento pelo serviço social, atendimento com a psicóloga ou o psicopedagogo, e caso seja necessário, com intérprete de libras.
Atividades de Acessibilidade e Inclusão
O NAPPS tem como missão promover não só o ambiente acadêmico mais saudável e acessível, ao mesmo tempo em que auxilia no desenvolvimento psicossocial, pedagógico e profissional. Por isso, o Núcleo concede atividades de acessibilidade e inclusão aos alunos EAD, é o que diz a assistente social e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial, Katia Maria Souza.
“Algumas das nossas formas de acessibilidade ao atendimento do Napps consiste em provas e os conteúdos adaptados, o nosso atendimento é individualizado, principalmente com alunos cegos ou baixa visão, alunos com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do Neurodesenvolvimento, etc”, enfatiza.
Com a estimativa de seis anos atendendo alunos e colaboradores, e a depender da situação, seus familiares, confira algumas das ações oferecidas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS):
- Produz materiais informativos referentes a acessibilidade e inclusão
- Disponibiliza espaços adequados ao atendimento dos discentes, seja psicológico, psicopedagógico, de tutoria e monitoria;
- Amplia textos e material didático para alunos com Baixa Visão;
- Acompanha as Tutorias;
- Recebe relatórios de Monitoria;
- Disponibiliza Intérprete de Libras para os alunos Surdos;
- Acompanha alunos que necessitam fazer provas no Napas;
- Propõe ações que envolvem a eliminação de barreiras físicas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e metodológicas;
- Encaminha alunos, colaboradores e familiares a rede de serviços da instituição, a exemplo da Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas e/ou rede externa como CAPS, DAGV, Conselho Tutelar, Conselhos de Direito, CRAS, etc.
Como ter acesso aos serviços?
Telefone: (79) 3218 2170/3218 2270
E-mail: Napps@unit.br
Leia também: Nutrição EAD: saiba mais sobre a graduação