V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Como funciona a graduação de Educação Física a distância

A modalidade é disponibilizada pela Universidade Tiradentes e tem a opção de bacharelado para segunda graduação

às 13h19
Professor tutor, Adelmax Pedral
Professor tutor, Adelmax Pedral
Compartilhe:

Fazer atividades físicas é uma prática realizada por muitas pessoas das mais diversas faixas etárias. É uma ótima maneira de manter a saúde em dia e afastar as inúmeras doenças causadas pela ausência de exercícios. Mas, para além de praticar atividade física, é importante estar acompanhado de bons profissionais que foram bem preparados durante a graduação.

A Universidade Tiradentes (Unit) oferece o curso de Educação Física tanto na modalidade presencial quanto no modelo de Educação a Distância (EAD), preparando os alunos igualmente e de maneira eficaz para o mercado de trabalho. O professor tutor do curso, Adelmax Pedral, explica como funciona o curso na modalidade a distância. 

“Nós temos o curso híbrido, em que acontecem as aulas teóricas e as aulas práticas nos polos assim como também temos o curso totalmente online, que é específico para os alunos de segunda graduação. Como funciona? Os alunos que já são formados em licenciatura em Educação Física, sendo aluno da Unit ou não, podem ingressar como portador de diploma e fazer o curso de bacharelado que é totalmente online onde a presencialidade é apenas nos dias de prova”, esclarece.

Na modalidade EAD, as aulas práticas acontecem em sala de aula onde os alunos têm a sua grade curricular durante a semana de planejamento. A metodologia se dá da seguinte forma: uma aula teórica e uma aula prática, seguindo essa ordem. “Então, nós teremos dez encontros teóricos e dez encontros práticos. Uma avaliação teórica, acontecendo sempre ao final e duas avaliações práticas que acontecem de acordo com a disponibilidade do aluno”, explica.

Para o professor tutor, a educação física tem um papel fundamental dentro da sociedade. “Trabalhar a questão da promoção da saúde, da estimulação da aptidão física, do controle das patologias, do controle das doenças que mais afetam a população hoje. A gente sabe que 60% da população mundial são acometidas pelas doenças cardiovasculares e já está mais que provada a importância do profissional da educação física”, pontua.

Carreira e mercado de trabalho 

O mercado de trabalho é bem amplo, onde o profissional pode atuar como professor do ensino fundamental e médio, coordenar atividades físicas em academias, clubes, empresas, etc. Existem também aqueles profissionais empreendedores, em que há sempre possibilidade de criar o próprio negócio seja este voltado diretamente a prestação de serviços ligados à educação física, ou relacionado a comercialização de alimentos e suplementos alimentares.

“Nós temos áreas de academia, nós temos clubes de futebol, clubes de vôlei, de basquete… Até a própria escola trabalha com esporte. Temos clubes de natação, que inclusive os nossos alunos estagiários atuam nesses espaços já para lidar com o mercado de trabalho lá na frente. E empreender, eu sempre falo que o aluno tem que estar pronto para empreender e ter seu próprio negócio dentro da área”, contempla o professor.

Adelmax também levanta a importância do EAD e a forma como essa modalidade tem possibilitado que os alunos possam ingressar no ensino superior realizando bons cursos. “O EAD está crescendo muito e os cursos da Unit a cada dia crescem mais. É a modalidade do momento e a pandemia deixou bem claro isso. Então cabe aos alunos, a nós professores e funcionários da Unit estimular sempre a sociedade a buscar um curso, uma graduação e se puder ser online eles vão perceber que vai ser da melhor forma possível”, finaliza.

Leia também: Comércio Exterior: o que é, como é o curso e quais as áreas

Compartilhe: