ESTUDE NA UNIT
MENU



Dúvidas mais frequentes sobre o EAD; entenda quais são

Apesar da grande oferta e procura pela modalidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação a fazer um curso EAD; saiba quais são elas

às 15h49
Professora tutora da Unit, Mirilene Rodrigues
Professora tutora da Unit, Mirilene Rodrigues
Compartilhe:

Cada vez mais em expansão e com as projeções favoráveis para os próximos anos, a Educação a Distância (EAD) cresce em ritmo acelerado no Brasil. De acordo com o último Censo do Ensino Superior existem mais 3 milhões de estudantes matriculados em graduações a distância, entre bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogo.

Entretanto, mesmo com sua alta adesão, ainda existem pessoas que possuem dúvidas acerca da modalidade. A professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues, esclarece as dúvidas mais frequentes, confira:

  • Como funciona o diploma do EAD?

Para ter validade em todo o território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A informação sobre a modalidade do curso (EAD ou presencial) não aparece no diploma.

“Não há nada no diploma do EAD que o diferencie de diplomas de cursos presenciais. Portanto, os diplomas do EAD têm a mesma validade daquele obtido de forma presencial”, destaca a professora tutora.

  • É possível validar matérias de um curso presencial para fazer um EAD?

Sim, é possível realizar o aproveitamento de disciplinas já cursadas, que se assemelham à proposta do curso de desejo. “Para tanto, deve ser solicitado pelo próprio sistema (Magister – Protocolo – Aproveitamento de Estudos) caso já seja matriculado, e será direcionado para coordenação do curso analisar. E caso seja um candidato a aluno, pode realizar uma consulta prévia com a coordenação de curso, e ingressar nos estudos com tudo devidamente organizado e planejado”, explica Mirilene.

  • Pode fazer transferência de um curso presencial para EAD?

Sim, é possível fazer a transferência de um curso de graduação presencial para outro a distância. “O MEC determina que cursos presenciais e a distância tenham a mesma grade curricular quando ofertados pela mesma instituição de ensino. E sendo cursos diferentes pode ser avaliado o aproveitamento de disciplinas, e com isso agilizar o tempo de estudos no curso de sua escolha”, esclarece.

  • Estudar pelo EAD é mais fácil do que presencialmente?

Segundo Mirilene, cursar uma faculdade a distância não é mais fácil que uma graduação presencial, ambas as modalidades de ensino obedecem às mesmas regras, passam pelas mesmas avaliações e possuem as mesmas exigências em termos de conteúdos, produções e avaliações. 

“São universos diferentes. Se no ensino presencial os debates ocorrem em aula, corredores da universidade por exemplo, no EAD tais interações se dão pelos fóruns, chats, videoconferências, encontros virtuais, dentre outros. Há maior autonomia e flexibilidade em relação a horários e tempos de estudos, o que não quer dizer que seja mais fácil ou que não deve ocorrer”, enfatizou.

  • EAD tem avaliações? Como funciona?

A resposta é sim. “As provas ocorrem ao final da vigência da disciplina, caso por algum motivo o aluno não realize a prova, é disponibilizado novo momento, para o aluno que venha a requerer tal realização, bem como uma prova final como oportunidade de recuperar a média. Seguindo as prerrogativas previstas pelo MEC, as provas são realizadas de forma presencial, no polo que o aluno estuda”, ressalta a professoa tutora.

  • O aluno estuda sozinho a maior parte do tempo?

No ensino a distância oferecido pela Universidade Tiradentes o aluno conta com vasto suporte e rede de apoio seja acadêmico, pedagógico e técnico. No caso de cursos ofertados pela modalidade semipresencial o estudo presencial e a distância se complementam, pois o aluno realiza encontros semanais no polo de apoio e conta com tutoria presencial e virtual. 

“Já na modalidade on-line o aluno conta maior flexibilidade e autonomia, tendo suporte do professor tutor virtual pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) das disciplinas, podendo interagir e trocar experiências com os colegas. Sem falar de toda estrutura ofertada pela instituição, como por exemplo o Unit Carreiras, que auxilia na colocação e capacitação profissional, com oportunidades de estágio, além do planejamento, construção de uma boa identidade profissional”, exemplificou.

  • Como é realizada a frequência dos alunos?

“Acompanhando as participações, produções e contribuições dos alunos, seja de forma síncrona nos encontros virtuais e/ou presenciais ou nas postagens no ambiente virtual de aprendizagem,  seja com os trabalhos produzidos, afinal, a aprendizagem dos conteúdos por nossos alunos é o objetivo primordial. Destarte, além do monitoramento da frequência, quando for o caso, há formas de acompanhar os acessos e participações dos alunos pelo AVA e demais canais de estudos pelos sistemas ofertados”, orientou Mirilene.

Leia também: Conheça alguns sites de cursos online para horas complementares

Compartilhe: