Dados divulgados pelo Censo da Educação Superior de 2021, mostram que a Educação a Distância (EAD) cresceu em 474% em uma década, sendo a primeira opção de muitas pessoas que buscam autonomia no ensino, flexibilidade e liberdade de poder estudar quando e onde quiserem.
Entretanto, existem alguns fatos que muitos não sabem a respeito do EAD. A professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Maria José de Souza Santos, esclarece algumas dúvidas e aponta fatos que muitos desconhecem; confira:
- Os cursos EAD são mais fáceis? Por que?
Segundo a professora tutora, não há nada que evidencie que estudar EAD vai ser mais fácil e este não deve ser o caminho para escolher a modalidade para sua formação. “Essa é uma mentalidade de pessoas que não conhecem o curso EAD da Unit. Os cursos contemplam: conteúdos atualizados, infográficos, desafios, atividades, dicas de professor, fóruns de debate, professores mestres e doutores, tutoria virtual e muito mais”, afirma.
Não é porque o aluno não estará na faculdade todos os dias que ela será mais fácil. A respeito dos conteúdos, as duas modalidades contam com um grau alto de exigência, com avaliações e atividades para obter nota e conseguir a aprovação. Além disso, é preciso contar com disciplina para conseguir acompanhar as matérias e as demandas exigidas durante as aulas.
- Como funciona o diploma EAD?
Maria José reforça que o diploma EAD tem a mesma validade dos cursos presenciais, sendo uma dúvida muito frequente, já que muita gente acredita que o certificado de conclusão de curso a distância é diferente ou não é reconhecido pelo mercado de trabalho.
“O importante é que a instituição e curso sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma ele não terá diferença alguma para uma graduação feita na modalidade presencial, como é o caso da Unit, em que todos os cursos são credenciados pelo MEC”, ressalta.
- Quais são as vantagens de estudar a distância?
Dentre as principais vantagens de estudar em casa citadas pela professora tutora, estão a flexibilidade de poder conciliar o trabalho com os estudos, poder aprender em casa e ter todo o apoio de um professor tutor mesmo que distante.
“O que o EAD da Unit oferece para construção da aprendizagem nas formas síncrona e assíncrona, dependendo da escolha da modalidade (semipresencial, híbrido ou totalmente online), apresento a forma de avaliar. Falo sobre o papel da tutoria presencial e virtual, além de me colocar à disposição para responder as curiosidades da modalidade, que não são poucas”, destaca.
Além dessas é possível mencionar também a economia de custos como, mensalidades acessíveis, evitar gastar com gasolina ou passagens, o aluno pode acessar em qualquer lugar, desde que tenha internet e tutoria virtual com horários definidos (atendimento em tempo hábil para sanar as dúvidas).
- É preciso entender de tecnologia?
Para realizar uma graduação EAD não é necessário ser expert em tecnologia, basta saber o básico. Além disso, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Unit é de fácil acesso até para aqueles com maiores dificuldades do mundo virtual. Essa facilidade torna o aprendizado do aluno mais leve.
Maria José aponta que não é somente a tecnologia que fará diferença na formação do aluno, e, sim, suas características e habilidades. “Como primeira característica vejo a vontade de estudar, outra característica é a autonomia para organizar seu tempo, disciplina, planejamento e dedicação. Sem essas características o aluno EAD terá muita dificuldade em dar continuidade aos estudos e obter sucesso”, elenca.
Leia também: Áreas de atuação para os profissionais de Ciências Contábeis