ESTUDE NA UNIT
MENU

Centro Gastronômico valoriza o sabor regional

Chefs sergipanos participam de evento que seleciona o melhor deles para representação nacional

às 21h31
A Universidade Tiradentes sediou no último final de semana o Encontro de Chefs de Sergipe – Enchef. O objetivo do evento é buscar a valorização da profissão de chef e também fomentar uma discussão sobre a responsabilidade que esse profissional deve ter ao cozinhar, a partir da escolha dos ingredientes e da valorização de tudo aquilo que é produzido na região.
O cardápio vencedor!
O cardápio vencedor!
Suélen Lima recebe o resultado ao vivo pela TV
Suélen Lima no preparo do robalo untado com crosta de castanha e mel.
Compartilhe:

Reconhecida pela sua importância cultural, patrimonial e histórica a gastronomia vem ocupando um espaço cada vez maior no cenário sergipano, revelando inúmeros profissionais cuja atuação extrapola os limites geográficos do estado.

Desta forma, o evento que foi iniciado na sexta-feira à noite, 20, com uma palestra proferida pelo conceituado Chef baiano Beto Pimentel, teve prosseguimento na manhã do sábado com a escolha do melhor prato e a concessão ao ganhador de uma vaga para o Prêmio Nacional Doma 2016, evento que ocorre em outubro no estado do Amazonas.

Coordenado pela jornalista e gastróloga Roberta Nascimento, o Encontro de Chefs de Sergipe faz parte do grupo nacional intitulado Conforto Gastronômico. “Representa uma etapa para o prêmio nacional Doma, que tem como objetivo valorizar a categoria de chef, bem como promover uma discussão entre os profissionais já reconhecidos na área”, reafirma Roberta.

Na etapa realizada na manhã do sábado, 20, no Centro Gastronômico da Unit, seis chefs selecionados apresentaram pratos com base na culinária regional. A escolha do melhor deles coube à chef Suélen Lima, que apresentou um prato cujo ingrediente principal é o robalo, untado com crosta de castanha e mel.  Suelen e mais dois outros chefs posteriormente escolhidos serão submetidos à votação popular por meio da internet. Quem vencer representará Sergipe durante o prêmio Doma, que acontece em Manaus no período de 21 a 24 de outubro.

Convidado para participar da banca avaliadora, o gastrônomo Valdir Vieira ressaltou a dificuldade em escolher o vencedor. “Os pratos bem trabalhados, com sabor presente, reafirmam a qualidade da nossa gastronomia”, disse ele lembrando que dos seis candidatos que concorreram a essa etapa, cinco são egressos da Unit, inclusive Suélen Lima, que agora se prepara para o próximo desafio que é a avaliação popular.

EDUCACAO_FISICA

 

Compartilhe: