ESTUDE NA UNIT
MENU

Mercado publicitário brasileiro deve ultrapassar Reino Unido

Brasil já é o sexto no ranking mundial, segundo pesquisa da Zenith Optimedia

às 13h00
Criatividade, bom relacionamento interpessoal e comprometimento com resultados são algumas características do profissional de Publicidade e Propaganda, exigidas num mercado de trabalho em expansão. Isso porque, apesar da recessão da maioria dos setores, o mercado publicitário no Brasil avançou 0,8% no primeiro semestre deste ano, conforme aponta o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – Ibope.
Compartilhe:

O crescimento parece pequeno, mas no mesmo período do ano passado o País estava em plena Copa do Mundo e sem passar por crise econômica. Segundo estudo da Zenith Optimedia, o Brasil, que ocupa a sexta posição do mercado publicitário, logo deve ultrapassar o Reino Unido, que segundo previsões do World Advertising Research Center, estará entre os mercados com maior aumento de publicidade em 2016.

Outras previsões

Os 12 maiores mercados publicitários do mundo devem em alta permanecem para 2016. A previsão é de um crescimento de 4,5%, o que representa 2,2% a mais que em 2015, conforme a World Advertising Research Center. As explicações relacionadas a essa projeção estão nos Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro e nas eleições realizadas nos EUA.

A Índia e o Brasil são os mercados onde se espera que a Publicidade mais aumente. Considerando imprevistos econômicos, a internet continua sendo o meio de crescimento mais forte para a área. estima-se um acréscimo de 16,1% em 2015 e de 12,9% em 2016.

Publicidade Digital

Apesar de a TV aberta ser o setor que mais recebe investimentos, a Publicidade Digital destaca-se como área financeira promissora e representa mais um campo de trabalho para os que abraçam a carreira.

Entre os principais desafios em meio ao desenvolvimento de novas tecnologias e a crescente convergência das mídias, o publicitário precisa ser capaz de se adaptar a um cenário de constantes transformações e desenvolver propaganda com menos cara de propaganda. Com a internet – responsável por reter a maior fatia do investimento publicitário mundial em 2016, TVs por assinatura e smartphones, por exemplo, o consumidor possui maior autonomia e poder de escolha.

PUBLICIDADE

Atuação

O publicitário é o profissional dedicado a criar, planejar, coordenar e avaliar campanhas publicitárias e traçar estratégias de marca, podendo atuar em agências de publicidade, departamentos de Marketing e de relacionamento em empresas públicas e privadas, escritórios de comunicação, estúdios de Design, assessorias de imprensa, veículos de imprensa – TV, impressos, radio, internet –, em empresas de pesquisa de mercado, produtoras de imagem, órgãos públicos e como profissional autônomo.

Compartilhe: