ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do camarão na gastronomia regional

De água salgada e até mesmo de água doce, o camarão é o queridinho da culinária nordestina. Mas nesta semana, a iguaria virou meme em todo o Brasil

às 16h05
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Profa Isabelle Brito
Compartilhe:

Sol, mar do Nordeste, brisa e sombra fresca. Cenário propício para consumir uma bela moqueca de camarão do jeito que o sergipano gosta: com muito coentro e leite de coco. Mas essa iguaria não se resume ao ambiente litorâneo. Afinal, o camarão hoje é produzido em viveiros (água doce), em diversas regiões do país. E ainda aquece a economia. 

Para a coordenadora pedagógica do curso de Gastronomia e professora da disciplina Cozinha Regional Nordestina, Isabelle Brito, não só camarão e demais frutos do mar, mas a comida nordestina tem a dicotomia bem marcada entre o litoral e o sertão. “No litoral, há predominância de peixes e frutos do mar nas receitas, já no sertão, o uso das proteínas derivadas da pecuária como a carne seca, queijo, leite e etc é mais comum”, explica. 

Mas a diversidade e flexibilidade nos modos de preparo gastronômico do camarão ampliam ainda mais seu acesso. “Cada estado nordestino tem uma receita característica em relação ao uso do camarão. No sul e sudeste, ele é muito utilizado em formato de ensopados, enquanto que o nordestino gosta mesmo é de moquecas, mas o camarão está sempre lá, presente”, avalia Isabelle Brito.

Produções gastronômicas com camarão

Existe o camarão produzido com a casca, geralmente trabalhado no alho e óleo; os camarões empanados na farinha de tapioca, outro elemento regional que dá mais crocância ao prato; camarão produzido na moranga (que é a nossa jerimum ou abóbora) com um creme de camarão; bobó; caldinho de camarão. 

Além de todas essas possibilidades, encontra-se em recheios de empadas, rocamboles, salgados diversos e petiscos, até pratos mais sofisticados como risotos.

“Está presente na culinária pela sua diversidade e possibilidades de produções gastronômicas. Uma curiosidade que poucos sabem é que no Rio Grande do Norte, o termo potiguar significa ‘comedor de camarão’ por ser um estado nordestino que tem o camarão de forma evidente. É tanto que eles têm rodízio de pratos de camarão conhecido como ‘sequência’”, revela a professora da Unit, Isabelle Brito.

Camarão virou meme

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve alta hospitalar no último dia 05, depois de dois dias de internação no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Segundo seu médico, um camarão não mastigado causou uma obstrução intestinal, que se desfez sem cirurgia. Em paralelo, o assunto bombou nas redes sociais, com internautas ironizando a situação fazendo uso de memes alusivos ao camarão e ao problema do presidente. 

 

Leia mais:

Fígado, moela e rabada: conheça os benefícios desses alimentos

Compartilhe: