Um diferencial para quem busca se posicionar no mercado é ter domínio das novas tecnologias, estar sempre atualizado e dominar a língua inglesa. O domínio de um segundo idioma deixou de ser um diferencial e virou um pré-requisito para quem quer um emprego com melhor remuneração.
Aprender um novo idioma é essencial para se destacar no mercado de trabalho, além de ser um pré-requisito para quem deseja seguir carreira acadêmica com mestrado ou doutorado. Esses cursos demandam atualizações na área acadêmica e as novidades inicialmente são publicadas em língua inglesa. Só depois são traduzidas para o português. Isso pode levar de 1 a 2 anos, ou até mais dependendo da demanda.
Para o coordenador do Unit Idiomas, professor PhD Artur Campos, ter domínio em uma língua estrangeira é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente. “Ter o segundo idioma proporciona um bom salário, reconhecimento, oportunidade de trabalhar no exterior, relacionamentos, networking e também fazer turismo. O mercado de trabalho precisa de profissionais que sejam bilíngues e que se comuniquem, principalmente, em inglês”.
Ainda de acordo com o professor Arthur, ter como segundo idioma o inglês, espanhol ou francês dá a oportunidade à pessoa de poder participar de outras culturas e estar sintonizado com o mundo moderno, além de ter maiores chances de emprego nas empresas que exportam para o Brasil.
Dúvidas frequentes
Quem procura aprender um segundo idioma sempre tem algumas dúvidas. O professor Artur respondeu algumas perguntas recorrentes para quem deseja cursar um segundo idioma.
- Como um novo idioma pode transformar a vida de quem busca qualificação ou até realização pessoal?
Uma língua estrangeira é fundamental no desenvolvimento acadêmico de qualquer estudante, e quando falamos de mestrado e doutorado, ainda mais. O Inglês é praticamente obrigatório, já que as pesquisas mais atualizadas são publicadas em inglês em portais como Web of Science, Scopus, etc. O Espanhol também tem uma relevância significativa quando falamos de Lato Sensu ou Stricto Sensu na América Latina e Península Ibérica.
Como meta pessoal, todos os anos as pessoas prometem a si mesmas que vão estudar um idioma, ou concluir o idioma que estavam estudando; então, nós do Unit Idiomas, estamos aqui para ajudá-lo(a) a cumprir essa meta pessoal ainda em 2022.
- Um novo idioma, para os tempos atuais, é fundamental para se destacar no mercado de trabalho?
Mais que fundamental, hoje é mandatório saber pelo menos o Inglês para progredir no mundo do trabalho contemporâneo em que vivemos. Hoje estamos totalmente interligados pela internet, as empresas conectadas e imersas nos processos de globalização. Então dominar uma língua estrangeira ajuda, e muito, a conseguir destaque no mundo corporativo. Além disso, os salários de quem domina um idioma de outro país tendem a ser até 40% maiores do que os das pessoas que não dominam.
- O que é necessário para começar um novo idioma?
Em primeiro lugar, determinação! Ninguém aprende um outro idioma sem estar determinado a isso. Em 2º lugar, foco nos estudos e muita atividade relacionada com o idioma em questão. Por exemplo, assistir séries e filmes no idioma que se estuda ajuda muito a uma imersão no mundo real da linguagem. E por último, ter em mente que aprender idiomas não é uma coisa de três meses. Leva-se anos para dominar uma língua, mas com perseverança, foco, e um bom curso, como o do Unit Idiomas, isso se torna muito mais possível!
Inscrições Unit Idiomas
Os alunos já matriculados nos cursos fornecidos pelo Unit idiomas, e que estejam interessados em fazer intercâmbio podem entrar em contato com o setor de Relações Internacionais da Unit. Lá serão orientados sobre os procedimentos necessários para essa experiência que pode ser enriquecedora.
Com o retorno das aulas presenciais, a Universidade Tiradentes (Unit) reabre as inscrições para o Unit Idiomas, com novas turmas para os cursos de inglês, espanhol e francês. As matrículas estarão abertas até o dia 19 de setembro. Para mais informações acesse o site www.unit.br/idiomas ou o telefone (79) 3218 – 2234.
Leia mais:
Segundo idioma pode ser considerado um diferencial para o mercado de trabalho