Oitenta alunos do Colégio Master participaram pela primeira vez do Programa Unit Portas Abertas, da Universidade Tiradentes. No Campus Aracaju Farolândia, a tarde desta sexta-feira, 4 de outubro, para estudantes do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio foi repleta de atividades. Na programação: palestra, orientação vocacional com coordenadores de alguns cursos de graduação, além da visita aos laboratórios de Saúde, ao Centro de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura – CTEA – e o Complexo de Comunicação Social – CCS.
Gabriela Alves está no terceiro ano e já sabe qual profissão cursar. “Eu quero fazer Odontologia, porque tenho certa afinidade com a área da saúde”, afirma a aluna. Gabriela também ressalta que antes mesmo de escolher a profissão, fez várias pesquisas para saber se era realmente o que queria cursar. “No Master, já assisti palestras sobre algumas profissões e, através de uma profissional da área odontológica, descobri mais a Odontologia”, acrescenta.
Os coordenadores adjuntos Acival Pinheiro, Giselle Vasconcelos e a psicóloga Silvana Santana Baumann acompanharam os estudantes durante a visita. Eles acreditam que o contato dos alunos com os profissionais desperta a curiosidade sobre determinadas profissões. “Os alunos entram em contato com a realidade e conseguem ter uma ideia muito mais próxima do que é cada curso, qual a estrutura. Eles ficam mais próximos dos profissionais. É importante porque facilita o processo de escolha dos estudantes”, acredita Silvana Baumann.
A psicóloga também ressalta as dúvidas do aluno diante das escolhas profissionais. “O aluno tem muito medo de fazer a escolha errada. Acredito que quando ele entra em contato com a realidade profissional, faz o autoconhecimento, descobre suas habilidades, competências e a decisão fica mais fácil”, completa.
Um dos primeiros coordenadores a participar da apresentação foi o professor Eduardo Macedo, do curso de Direito. Para ele, o Unit Portas Abertas contribui no trabalho desenvolvido por pais e gestores de escolas. “No momento que a universidade se antecipa ao momento do vestibular, orientação vocacional e propicia este chamamento para os estudantes virem até a instituição para conhecer a estrutura, os beneficiados são os pais, gestores, coordenadores e os alunos do ensino médio, porque descobrem sua vocação e focam na escolha”, acredita o docente.
Às vésperas de concorrer a uma vaga no ensino superior, o aluno Venicio Cesar Fonseca, do terceiro ano, já tem uma noção sobre a área que quer seguir. “Minha irmã estuda Direito e minha avó era defensora pública, gostaria de fazer alguma coisa envolvida na área jurídica. Participando desses projetos, conseguimos saber mais sobre o curso e chegamos mais preparados no ensino superior”, diz.
Para encerrar as atividades do Unit Portas Abertas, na tarde desta sexta-feira, os alunos confraternizaram com um lanche.
Fotos: Marcelo Freitas