Quem trafega diariamente pela Avenida Raimundo Silveira Souza (Bairro Alagoas), na cidade de Estância (SE), percebe uma nova estrutura ao lado da Unidade de Saúde Irmã Madalena (Antigo CSU). Trata-se do primeiro Centro de Especialidades em Saúde do Município, inaugurado nesta sexta-feira, 03.
Fruto de uma parceria público-privada entre a Universidade Tiradentes (Unit) e a Prefeitura Municipal de Estância, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), a nova unidade de saúde representa o investimento de R$ 2 milhões de reais. O espaço tem, em sua estrutura, 11 consultórios clínicos, quatro salas de exames e uma sala de reabilitação para as especialidades médicas, serviços de Psicologia, área de Fisioterapia voltada para reabilitação motora e respiratória, recepção e espaço para a realização de exames clínicos.
O nome dado ao Centro é uma homenagem ao médico Dr. Walter Marcelo Oliveira de Carvalho, que se dedicou por mais de 20 anos à docência na Universidade Tiradentes (Unit), contribuindo diretamente com o êxito das Escolas Médicas da instituição, e que em 2020 não resistiu após lutar por algumas semanas contra complicações da Covid19.
“Apesar das diversas homenagens que recebeu em vida, a cada vez que o nome de meu pai é lembrado e enaltecido, me emociono. Hoje foi um desses dias. Obrigada mais uma vez a todos que prestaram essa merecidíssima homenagem. Nosso coração é só gratidão”, disse uma das filhas do homenageado em seu perfil do Instagram, também médica, Renata Carvalho.
A inauguração do Centro de Especialidades se deu também em alusão ao aniversário de 176 anos de Estância. “Este Centro representa um avanço significativo na prestação de serviços de saúde em nossa cidade. Estamos comprometidos em oferecer atendimento de qualidade e acessível aos nossos munícipes, especialmente nas áreas mais necessitadas”, afirma o prefeito Gilson Andrade.
De acordo com a diretora do campus Unit Estância, Adriana Rocha Fontes, além de contribuir com a gestão pública, o Centro ainda impacta diretamente na formação dos futuros profissionais da saúde. “A Universidade Tiradentes, através do Coapes, contribui não só com o município de Estância, mas também com todas as cidades circunvizinhas que seus cidadãos vêm para serem atendidos através do Sistema Único de Saúde”, pontuou. “E ainda acaba desafogando todo o sistema de saúde do município por ser mais um espaço amplo de atendimento aos usuários em diversas especialidades, inclusive nas que o município ainda não atendia”, revela.
“Já os nossos estudantes de Medicina e Enfermagem acabam tendo acesso a mais um espaço de aprendizagem onde eles podem acompanhar os professores que ali atuam, para que, de acordo com o projeto do curso, atuem, na prática, diretamente no atendimento aos usuários”, completa Adriana Rocha.
Para ela, os serviços ofertados pelo Centro farão com que a gestão da saúde ofereça um melhor atendimento aos seus usuários. “Tudo isso graças a essa parceria entre o público e o privado, entre o ensino e a saúde, através do Coapes”, finaliza.
O diretor acadêmico da Unit, professor Temisson José dos Santos, reforça a importância do Centro para a relação ensino-aprendizagem dos estudantes do Campus Estância. “Os nossos alunos do curso de Medicina já vinham desenvolvendo suas atividades ambulatoriais com nossos professores/médicos e, agora, o cenário será potencializado com a ampliação do corpo de médicos disponibilizadas pela prefeitura. É um equipamento de saúde municipal extremamente necessário para aquisição das competências planejadas entre as etapas de 5 a 8 do curso de Medicina e a comunidade terá acesso a diversas especialidades até antes não disponíveis no município”, completa.
A Secretária Municipal da Saúde, Leide Catuninho, ressaltou a importância do Centro de Especialidades Walter Marcelo para a comunidade. “Com essa estrutura, poderemos atender melhor às demandas da nossa população, proporcionando cuidados especializados e contribuindo para a promoção da saúde em Estância. É um passo significativo na melhoria do acesso aos serviços médicos de qualidade”, declarou a secretária.
Com informações da Secom Estância
Matéria atualizada às 12h45 para acréscimo de depoimento.
Leia mais: Unit Estância completa 21 anos e reforça seus laços com o município