O último sábado, 26, foi de simulado para os mais de 100 alunos do Colégio e Curso Uni+ na Universidade Tiradentes (Unit). Com aplicação de provas no modelo Strix e tradicional para os candidatos às vagas de Medicina e demais cursos ofertados pela instituição, os estudantes do Ensino Médio e assistentes vivenciaram um dia de processo seletivo. A iniciativa é mais uma ação integrada ao programa Portas Abertas que, realizada há mais de 20 anos, proporciona à comunidade escolar o acesso aos campi da Unit para conhecer a estrutura física, esclarecer dúvidas sobre as graduações e vivenciar diversas experiências no ambiente universitário.
“Esse é o momento em que simulamos o dia da prova, em que os nossos alunos se preparam para o vestibular da Unit, trabalhando o psicológico deles, fazendo a ambientação. Todos os nossos simulados acontecem aqui, pois temos uma turma específica para o vestibular de Medicina da Unit, mas também alunos e assistentes que irão fazer o processo seletivo para outros cursos, assim como realizarão o Enem. E a partir do resultado, fazemos uma análise, pois temos um simulador baseado nos padrões e desvios da Unit e a gente consegue pegar a nota do aluno e comparar com o último vestibular. Então, a gente vai direcionando eles naquilo que precisa ser ajustado, seja redação, questão aberta, pontuação das questões objetivas e vamos preparando eles ainda mais em cima das dificuldades deles”, explicou Paula Vanessa Araújo Santos, coordenadora do Curso Uni+.
Para o aluno Artur Oscar de Oliveira Neto, que deseja ingressar na graduação de Direito, o simulado é uma ótima oportunidade de vivenciar, de forma preparatória, a forma como acontece a aplicação das provas. “Essa é uma iniciativa importante porque além de treinar a prova do modelo strix, que é o novo modelo que a Unit está trazendo, você também treina no próprio lugar que vai fazer a prova. Então, você já tem o aconchego do local do dia da prova que for fazer, o que é maravilhoso para adaptar os alunos. A prova foi maravilhosa e em outubro, com certeza, farei novamente”, disse.
Segundo a aluna Maria Eduarda Figueiredo de Menezes, o simulado a fez perceber uma dificuldade que, certamente, será enfrentada a partir de agora para a realização do vestibular. “ Esse foi meu primeiro simulado no modelo strix, pois meu foco era Enem, mas abri um pouco a mente e decidi fazer Unit. No passado fiz a prova tradicional para ingressar, até passei em Psicologia, mas a de Medicina é bem diferente, percebi isso especialmente nas questões abertas que eu fiquei bem perdida e sem saber o que fazer. Percebi que minha dificuldade é a escrita e será algo que irei focar nos estudos a partir de agora. Por isso, o simulado é muito importante, agora é avaliar as minhas dificuldades, pois eu me vejo indo para outras provas para conseguir passar”, afirmou.
De acordo com a coordenadora Paula Vanessa, um novo simulado será realizado antes do vestibular Unit 2024.1 “Até final de setembro, realizaremos mais uma edição, pois o Curso Uni+ é voltado a preparar o aluno por estratégia, pois não basta ter conteúdo, o aluno precisa ter estratégia. Então, a gente trabalha de forma individual, pegando as dificuldades de cada um e cuidando disso. E atuando na questão psicológica, o que é muito importante, pois já tivemos alunos muito bons, mas que estavam bloqueados em realizar a prova na Unit. Com o simulado, conseguimos desbloquear muitos deles. São iniciativas simples que fazem toda a diferença no resultado final”, destaca.
Leia mais: Revisão Unit reúne mais de 100 alunos