Durante o período pandêmico foi exigido muita criatividade e disposição para a inovação. Esse cenário revolucionou não só a vida pessoal de milhares de pessoas, mas também os negócios de várias empresas, principalmente no que se refere à internet e ao Marketing Digital.
Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que no Brasil foi possível ver um aumento de mais de 50% no tráfego de usuários na internet durante a pandemia. Com isso em vista, para se manter ativo no mercado, o investimento em Marketing Digital foi uma estratégia que grandes e pequenas empresas utilizaram.
“Todo planejamento estratégico de marketing é focado em três fatores, na visão: onde a empresa quer chegar, na missão: o objetivo da empresa e os valores: o que ela acredita e segue. Através dessa tríade, o marketing se inspira para poder delinear as ações e fazer a gestão de marca para que ela tenha visibilidade entre os consumidores”, explica o professor da Universidade Tiradentes (Unit), Mário Eugênio de Lima.
Curso
Embora o Marketing Digital esteja em alta nos últimos tempos, para trabalhar na área com excelência é necessário ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto, e é nessas horas que ter uma formação é fundamental. A Universidade Tiradentes oferece o curso tecnológico de Marketing na modalidade de Educação a Distância (EAD), oferecendo mais flexibilidade, comodidade e autonomia para o aluno que precisa conciliar os estudos com as demais atividades do dia a dia.
“O aluno vai ver todos os tipos de especialidades do marketing, disciplinas como marketing de serviço, digital, planejamento estratégico, neuromarekting, comportamento do consumidor, vai ter um acesso amplo a todas as vertentes que o marketing trabalha, as bases para o planejamento estratégico, a construção e a análise de mercado, que é algo fundamental”, pontua o professor.
Além da parte estratégica, o aluno também desenvolve outras habilidades durante o curso. “Não tem como falar de marketing sem falar de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cidadania, portanto será desenvolvido também o lado cidadão do aluno, para que a gente consiga formar o senso crítico para que ele consiga construir campanhas que agreguem todos os aspectos de uma comunidade”, enfatiza.
Importância do profissional de marketing
A evolução tecnológica modificou a forma como o ser humano interage e até mesmo como ele faz compras. Resultado disso é que atualmente 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais, 56% dos consumidores são estimulados a comprar quando têm experiências personalizadas com as empresas e 90% dos clientes decidem comprar de uma determinada marca depois de pesquisar sobre ela na internet, segundo uma pesquisa realizada pela IronPaper.
Isso evidencia a importância das empresas estarem sempre preparadas para gerir estratégias de comunicação e mídias sociais atrativas, personalizadas e que criem uma relação mais próxima com seus clientes, fazendo com que os profissionais de marketing sejam cada vez mais requisitados e disputados no mercado de trabalho.
A capacidade de definir o público-alvo e a persona do negócio, gerenciar projetos e compreender as necessidades dos clientes abre grandes portas para excelentes posições no mercado de trabalho, já que o marketing digital e o posicionamento on-line das empresas se tornaram fundamentais nos dias atuais.
“O profissional terá autonomia intelectual para operar ferramentas específicas de relacionamento do consumidor com suas marcas em ambiente digital, bem como o desenvolvimento de habilidades e que consolida a formação de um profissional empreendedor e gerenciador do seu negócio, além de buscar a eficácia através de decisões estratégicas para as mídias digitais e a gestão eficiente com seus respectivos targets”, destaca Mário Eugênio.
Leia também: As possibilidades que o curso de Design Educacional oferece