Estudantes da área de Tecnologia da Universidade Tiradentes (Unit) estão desenvolvendo projetos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Alguns deles serão apresentados nesta sexta-feira, 2 de junho, a partir das 18h, durante o Demoday, evento que acontecerá no Auditório do bloco G do Campus Farolândia.
A iniciativa é promovida pela Unit, em parceria com o Porto Digital. O Demoday, abreviatura em inglês para “dia de demonstração”, é um evento de demonstração de projetos de tecnologia para especialistas, empresários e convidados. O evento é aberto ao público em geral e tem entrada gratuita.
A apresentação será feita por 10 squads, equipes formadas por estudantes do primeiro período dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eles se reuniram para criar e desenvolver protótipos de software que ajudem a solucionar questões e problemas ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe a melhoria de indicadores e políticas públicas e qualidade de vida em todos os países.
“As temáticas abordadas pelos alunos visam o melhoramento da qualidade de vida e sustentabilidade. Houve primeiro uma apresentação realizada pelo Porto Digital, explanando sobre o significado de ODS, bem como os 17 objetivos. Todos eles têm como objetivo melhorar a qualidade de vida e/ou a sustentabilidade. A partir desta palestra, as squads ficaram com a responsabilidade de se aprofundarem no assunto e escolherem qual delas gostariam de desenvolver um projeto”, disse o professor Ricardo Porto, coordenador dos cursos de Computação da Unit.
As atividades fizeram parte da disciplina Ideação e Prototipação de Software. Os protótipos serão apresentados a empresários e representantes de órgãos públicos, que terão a chance de conhecer diretamente os projetos desenvolvidos pelos alunos da Unit. Ricardo destaca que, além de demonstrar as soluções tecnológicas, o Demoday também busca estreitar laços e estabelecer parcerias na área de tecnologia em Sergipe, além de apresentar o potencial de estudantes que já começam a se destacar no mercado de trabalho.