Dentre as cerca de 480 marcas expostas durante o evento, estão produções alagoanas, pernambucanas e sergipanas. Para a diretora da Edunit, professora Cristiane Porto, o momento é de prospecção de temas e ampliação do diálogo entre as principais editoras do País. “Bienais têm a importância pela troca de informações no sentido não só de conteúdo, mas fomenta parcerias e apresenta novas perspectivas e novidades do mercado editorial. Buscamos, portanto, não só apresentar nossos produtos, mas trazer visibilidade e fazer negócios”, coloca.
A Edunit já participa de várias feiras e eventos em universidades no Brasil com o objetivo de evidenciar que em Sergipe há editoras com alta capacidade, como é o caso da Tiradentes. “As pessoas precisam conhecer outro polos produtores e, para termos novos contribuintes, precisamos mostrar mais o que fazemos. Sergipe tem editora universitária que está despontando, que não só publica livros, mas periódicos de um grupo consolidado, como o Grupo Tiradentes, e conta com a cooperação de pessoas ao redor do mundo”, avalia a diretora da Edunit, Cristiane Porto.
Segundo ela, o número de acessos no portal é grande. O sucesso de vendas via loja virtual comprova o sucesso e boa aceitação da Edunit por parte da sociedade. “Precisamos ser presentes para mostrar que existimos aqui em Sergipe com o propósito de realizar a difusão da nossa produção, estabelecer parcerias e fazer negócios. A prospecção de temas é muito importante para sabermos o que está no mercado editorial pelo mundo”, assegura.
A Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura e negócios. “Prospecção de temas e troca de experiências”, sintetiza a pesquisadora responsável pela Editora Tiradentes, Cristiane Porto, sobre a participação na Bienal do Livro de São Paulo.
Lançamento
Durante o Simpósio de Comunicação, que acontecerá a partir do próximo dia 14, no Campus Aracaju Farolândia, a Edunit lançará dois livros que representam a parceria estabelecida com pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha.