“Este é o primeiro passo. É um tema que merece ser bastante discutido principalmente no âmbito acadêmico. É preciso que todos tenham um preparo para receber as pessoas com qualidade dentro do campus universitário. Sabemos que a instituição de ensino faz e tem feito muito sobre esta questão da acessibilidade, mas precisamos discutir ainda mais”, declara o professor Dr. Cristiano Ferronato, coordenador do PPED/ Unit.
A diretora de Pesquisa da Unit, professora Dra. Juliana Cordeiro, ressalta a importância da realização do evento. “Discutir a educação inclusiva tem sido uma demanda nacional. Por isso, decidimos trazer esta discussão para o nosso ambiente. Precisamos entender como tratar os estudantes, a formação de professores com estas características. É uma abordagem muito ampla”, declara.
A abertura contou com a participação da acadêmica do curso de Design Gráfico da Unit, Paloma Assis, que abordou os desafios da vida acadêmica para pessoas com algum tipo de deficiência, no caso da aluna, a perda da audição. A acadêmica é acompanhada por intérpretes do Núcleo de Atendimento Pedagógico e Psicossocial da Unit. Além disso, foram discutidos temas como as perspectivas para e da formação docente, os desafios e possibilidades da educação inclusiva no ensino superior, práticas educacionais e transtornos do neurodesenvolvimento e a formação docente e políticas públicas.
“Os palestrantes trazem experiências em outras instituições de ensino. É muito importante quebrar um pouco o mito que eles não podem chegar à universidade e mostrar que este público está na instituição de ensino e que estamos preparados para recebê-los”, observa a professora Angélica Piovesan.