ESTUDE NA UNIT
MENU



Egresso da Unit lidera projetos de empreendedorismo no Sebrae Pernambuco

Charlys Wilton Bezerra fez duas graduações em Engenharia e um MBA, além de ter sido diretor-presidente da empresa Projet Júnior; hoje, atua junto às micro e pequenas empresas da região de Petrolina

às 12h06
Compartilhe:

Do complexo mundo da Engenharia de Petróleo para o universo da capacitação voltada ao empreendedorismo. Este caminho foi trilhado por Charlys Wilton dos Anjos Bezerra, que fez os cursos de graduação em Engenharia de Produção e Engenharia de Petróleo na Universidade Tiradentes (Unit). Desde 2022, ele trabalha no escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Petrolina (PE), atuando na gestão de projetos relacionados ao atendimento territorial das micro e pequenas empresas de oito municípios da região do Sertão do São Francisco. 

A jornada começou ainda por volta de 2012, quando Charlys acompanhava uma prima que ia prestar o vestibular de Medicina na Unit. “Me apaixonei pela estrutura e grandiosidade da universidade”, lembra ele, que ao concluir o Ensino Médio, decidiu prestar o vestibular na própria instituição. “Pesquisando sobre o que fazer, vi a oportunidade de ingressar na Unit para cursar Engenharia de Petróleo na época em que a Petrobras era a 6° maior empresa do planeta e o mercado estava em alta. Não tive dúvidas, e meus pais me apoiaram nesse processo: me mudei para Aracaju e iniciei o curso na Unit, mesmo tendo também passado no processo seletivo da Federal [UFS]”, conta. 

Além desta graduação, concluída em 2018, ele emendou ainda outros dois cursos na Unit: a graduação em Engenharia de Produção (terminada em 2020) e o MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva, feita em paralelo. Ao longo de todo esse tempo, Charlys desenvolveu outras atividades acadêmicas e extracurriculares. Durante um ano e meio, participou de pesquisas e projetos de iniciação científica no Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia (LEN), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), sob coordenação dos professores Giancarlo Salazar Banda e Katlin Barrios Eguiluz, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP). Um dos estudos, sobre um método de decomposição térmica utilizando um tipo de álcool, rendeu a publicação de um artigo científico em 2019, na revista Journal of Electroanalytical Chemistry

Logo em seguida, Charlys entrou para a Projet Júnior, empresa-júnior dos cursos de Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo da Unit e passou quase três anos nela, sendo dois como diretor-presidente. “Aqui, acredito ter sido a virada de chave na minha carreira e onde de fato me apaixonei por fazer o que faço. Foi onde comecei a desenvolver minhas habilidades como consultor e principalmente como gestor de projetos e de pessoas, onde tive a vivência empresarial. Pela primeira vez me desafiei de verdade, olhando para fora da universidade. Pude me capacitar também, e o mais importante de tudo foi o networking gerado naquele ambiente, com os próprios integrantes da empresa júnior e com os clientes”, destaca. 

Em outras terras

A vivência na gestão de projetos levou o egresso da Unit a participar de vários processos seletivos para trainee, incluindo o do Sebrae Pernambuco, que tinha apenas uma vaga e contava com várias etapas. Ele acabou aprovado justamente neste processo, além de ser escolhido em outras duas empresas, sendo uma de Pernambuco e outra do Rio de Janeiro, para a qual estava prestes a fazer os exames médicos quando foi chamado para ir ao Recife. “Refleti os prós e contras e preferi naquele momento estar junto ao Sebrae, onde me conectava muito mais com meu propósito, com o que eu já tinha desenvolvido na Empresa Júnior, e com uma adaptação e qualidade de vida melhor em Pernambuco”, lembra Charlys, que já estava noivo e tinha acabado de mobiliar o apartamento na época em que o casal trocou Aracaju por Petrolina. 

Após passar pelo desafio da adaptação, o engenheiro passou a ter um contato mais estreito com os setores industrial, comercial e de serviços na região pernambucana. Além do atendimento direto às empresas e das ações de inclusão produtiva, incluindo capacitações técnicas e de gestão, ele ficou à frente de grandes projetos locais voltados ao empreendedorismo, como a Rota do Café, o Vale Empreender e o River Festival Gastronômico. 

Aos 27 anos, Charlys considera que vive um momento profissional de amadurecimento e de preparo, no qual ele busca mais conhecimento e especialização, qualificando-se cada vez mais para assumir outros desafios. Conhecimentos que vão se somando à experiência que adquiriu na instituição que considera como um pilar importante em sua carreira. “Todas as capacitações mais robustas que eu já fiz foram dentro da Unit. Sempre procurei ser o melhor aluno possível, absorver o máximo de conteúdo possível dos profissionais da Universidade. Acredito que se todo aluno tiver essa oportunidade de enxergar como a Unit tem estrutura, ferramentas e profissionais que podem levar para outro patamar, o resultado dessas pessoas vão ser extraordinários”, diz o egresso, com a certeza de que sua jornada de sucesso na carreira está “ainda só no comecinho”.

Leia mais:
Iniciação científica leva aluno de Engenharia de Produção ao caminho do mestrado
Unit alcança destaques regional e nacional no Ranking Universidades Empreendedoras 2023

Compartilhe: