ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante norte-americana começa intercâmbio de oito semanas na Unit

Megan Rose Sousa, aluna de Medicina da Tufts University, em Boston, vai acompanhar aulas e atendimentos em UBSs e ambulatórios de Aracaju; é a segunda vez que alunos da instituição vêm à Unit para atividades de intercâmbio

às 19h07
Compartilhe:

O curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) reforça ainda mais as suas ações de internacionalização, recebendo alunos estrangeiros para períodos de intercâmbio. Nesta quarta-feira, 5, ele recebeu a estudante norte-americana Megan Rose Sousa, que é aluna de Medicina da Tufts University, em Boston (Estados Unidos), e ficará dois meses em estágio observacional na Unit, em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracaju. 

O intercâmbio faz parte das tratativas de negociação para uma parceria entre a Unit e a Tufts, instituição privada fundada em 1852 como colégio e que hoje é composta por quatro campi no estado de Massachusetts. Ela é reconhecida principalmente pelos trabalhos na área de saúde pública e junto à comunidade de imigrantes brasileiros em Boston, especialmente no desenvolvimento de políticas voltadas para a saúde da família. 

É a segunda vez que um estudante de medicina da Tufts escolhe a Unit para fazer atividades de intercâmbio. Em 2023, o aluno Benjamin Cole fez um intercâmbio de seis semanas na Unit e em unidades de saúde de Aracaju. “A partir dessa interação que nós já tivemos, eles entraram conosco, dizendo que uma aluna tinha interesse em uma experiência internacional no Brasil. Então, foi montado um plano de trabalho com a coordenação do curso de Medicina, e ela está vindo fazer esse estágio”, explica a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro. 

De acordo com Selen, um dos objetivos deste intercâmbio é fortalecer e ampliar as relações da Unit com outras instituições de ensino da região de Boston, a exemplo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Cambridge Health Alliance (CHA). Ela acredita que a vinda de Megan para Aracaju trará outras contribuições produtivas. “Através de uma experiência de um aluno deles, é muito mais amistoso que a gente consiga mostrar o que a gente oferece em termos de oportunidade para estudantes internacionais de Medicina.  E também pela internacionalização em casa, porque a Megan vai ter buddies, alunos que são ‘padrinhos’ e vão estar a acompanhando, e ela vai interagir com outros estudantes que possam ter interesse na região”, afirma Selen. 

Esta é a mesma expectativa da professora Shirley Dósea Naziazeno, coordenadora do internato de Medicina da Unit em Aracaju. “O ganho de conhecimento para os nossos alunos e professores com a presença dela vai ser enorme. Isso é maravilhoso para o curso, porque a gente consegue ampliar o conhecimento internacional com essa mobilização acadêmica, com alunos que vêm de vários países. A gente consegue se envolver com outras culturas, com outro tipo de aprendizado, e a gente consegue passar um pouco da nossa cultura, da nossa vivência e das nossas experiências. É muito bom quando acontece essa troca”, observa. 

O planejamento do intercâmbio de Megan com a Unit prevê uma primeira fase, de seis semanas, no internato do Programa de Saúde da Família, acompanhando três preceptores e suas equipes, sendo duas semanas em cada UBS escolhida. Nas duas semanas restantes, a norte-americana passará pelos ambulatórios de várias especialidades médicas, acompanhando atendimentos e consultas em hospitais de Aracaju e no Centro de Especialidades em Saúde Professora Amélia Uchôa. “Ela vai aprender sobre planejamento com o pré-natal na saúde da família, sobre abordagem de pacientes com diversos tipos de patologias na área de saúde da família e também as diversas patologias nas diversas especialidades médicas durante o seu estágio nos ambulatórios”, completa Shirley. 

Primeiras impressões

Megan Rose é do estado norte-americano da Califórnia e sempre se interessou em assuntos relacionados à saúde pública, tendo já feito um bacharelado em Linguística e Saúde Pública Global na renomada University of California, em Berkeley. Ela também tem outras experiências de intercâmbio na Itália e em Taiwan, além de atuar em trabalhos voluntários ligados à saúde e ao ensino de idiomas. Desde julho de 2024, ela estuda Medicina na Tufts, em Boston. 

Muito simpática, a estadunidense se disse interessada em além de aprofundar seus conhecimentos na área de saúde da família, na qual o Brasil dispõe de expertise internacional. “Estou interessada em aprender mais sobre isso. Quando eu me tornar médica, eu quero trabalhar ao redor do mundo e, portanto, me sentir confortável trabalhando em outros sistemas de saúde. Um dos meus melhores amigos ficou aqui, fez este programa e o recomendou como uma ótima maneira de aprender mais”, disse Megan, referindo-se ao colega Benjamin Cole. 

Outro interesse de Megan é aprender o português como novo idioma. “Sou iniciante, prestes a entrar no segundo ano de Medicina, mas espero que meu espanhol e italiano me ajudem para que, depois de dois meses, eu possa aprender português e consiga falar confortavelmente. Eu espero aprender português, fazer novos amigos e aprender mais sobre medicina. Estou animada para isso e quero ter um verão muito divertido”, respondeu.

A aluna da Tufts foi apresentada à sua buddy: Laiane Liège Domingos Galindo, do 11º período de Medicina da Unit. Ela atendeu a um convite da coordenadora do curso e repetiu a experiência vivenciada no ano passado, quando participou de aulas com a presença de outra intercambista. “Foi bem maravilhoso, porque a gente conseguia atender os pacientes no hospital mesmo e ao mesmo tempo traduzir pra ela o que estava acontecendo, o que a gente estava conversando com os pacientes, instruir ela no exame físico. A professora também ajudava bastante, dando aulas em inglês para a nossa turma de internato, já para poder guiar ela bem. É sempre bom estar aprendendo sobre outras pessoas, outras culturas, fazer novas amizades”, diz Laiane, que já se sente animada a também fazer um intercâmbio fora do Brasil. 

E as primeiras impressões que Megan Rose teve da Unit foram muito boas. Além de apreciar a estrutura física do Campus Farolândia e a cidade de Aracaju, ela se encantou com as árvores, os lagartos e os saguis de tufo-branco, espécie de micos nativos da Mata Atlântica, que podem ser facilmente vistos no campus. 

“O que vi do campus é maravilhoso. Me perdi um pouco, mas encontrei salas lindas e adorei toda a natureza que existe aqui. As plantas e os animais são realmente emocionantes”, elogiou a norte-americana, que está especialmente curiosa para conhecer as festas de São João, bastante populares em Sergipe no mês de junho. “Eu amo poder estar aqui para uma celebração tão incrível, e não consigo acreditar. Nunca estive em nenhum lugar para uma festa de um mês inteiro. Eu ainda não vi, mas estou muito animada para ver”, entrega. 

Leia mais: 
Gerente da AWS conversa com estudantes de TI da Unit sobre cultura da inovação
Unit e CHA vão promover programa conjunto de estudos em Saúde da Família

Compartilhe: