ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes presta serviços à população em parceria com o Terceiro Setor

Estudantes de graduação participam de projetos em parceria com entidades não-governamentais, que beneficiam a sociedade com serviços de qualidade

às 23h23
O professor Saumíneo Nascimento, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes
Compartilhe:

Um dos compromissos do Grupo Tiradentes para se consolidar como uma universidade com atuação social é oferecer uma  formação acadêmica de qualidade tanto na teoria quanto na prática. Esse compromisso é exercido diariamente em todas as unidades do Grupo em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Através de parcerias com organizações sem fins lucrativos e projetos com ações em diversos setores, este caminho vem sendo seguido nas atividades de extensão, contribuindo com a formação do estudante e com a implementação de soluções e serviços que melhorem a vida de todos.

“Todos esses serviços possuem um papel social relevante nos estados de atuação do GT, uma vez que atendem um grande número de pessoas e comunidades, além de serem utilizados para estágio curricular pelos acadêmicos complementando sua formação por meio de atividades de observação, atendimento individual e prática supervisionada”, destaca o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo, Saumíneo Nascimento, que apresenta algumas dessas ações desenvolvidas. 

Alagoas

Existem diversas ações em parceria com o terceiro setor no estado de Alagoas, a exemplo de projetos como o “Maceió mais verde”, que promove arborização urbana em Maceió e educação ambiental para a população com alunos voluntários de todos os cursos do centro universitário. O Mostra seu Talento promove e valoriza os talentos artísticos com mais de 100 participantes, entre alunos e pessoas externas. 

Os demais programas desenvolvidos em parcerias com organizações do terceiro setor em Maceió são o Praia Consciente, com objetivo de limpeza das praias urbanas; o Projeto Rosas, que promove alimentação saudável para mulheres da comunidade São Rafael; e o Fórum de Desenvolvimento Regional, uma ação anual desenvolvida com a Defensoria Pública Estadual, cartórios, ONG Pata Amada e Secretaria de Saúde, em uma grande ação social que oferece serviços em benefício da população em geral. 

Pernambuco 

Em Pernambuco, Saumíneo menciona as atividades realizadas pelos alunos sob a supervisão de professores e coordenadores dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, áreas mais voltadas à saúde e interligadas entre si. Isso inclui atendimentos periódicos no Lar Fabiano de Cristo, localizado no bairro da Várzea, Recife, com atendimentos nutricionais, psicológicos e de fisioterapia não apenas para os usuários da casa, mas também direcionados às famílias da comunidade carente local. 

Sergipe

Já em Sergipe, estado que o Grupo teve início, existe o projeto Unit na Comunidade, que faz ações que difundem aspectos ligados à educação, cultura, arte, ciência, cidadania, sustentabilidade e saúde no entorno dos campi e polos da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), aprofundando o nível de relacionamento da instituição com as comunidades nas quais está inserida. 

Na área de saúde, a Clínica de Bebês criada pela Unit em 2000 é pioneira no estado quanto aos cuidados da saúde bucal de crianças na faixa etária de 0 a 36 meses e atenção odontológica preventiva às gestantes. E o Projeto Unit + Vida estimula a doação de sangue e de medula, realizando o cadastramento de doadores junto ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: