ESTUDE NA UNIT
MENU

Importância da extensão universitária para a vida do estudante

Colocar em prática o que é aprendido em sala de aula é um dos objetivos dos programas e projetos de extensão universitária.

às 20h51
Foto: Acervo Unit
Foto: Acervo Unit
Compartilhe:

A extensão universitária compõe um dos três pilares de uma Universidade – ensino, pesquisa e extensão. É por meio dela que os estudantes têm a oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos às atividades práticas, simulando praticamente como ocorre em suas futuras profissões.

Na Universidade Tiradentes, os estudantes têm esta vivência por meio de programas permanentes e projetos de diversos cursos. De acordo com o coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calazans, há ainda a ótica de popularizar o conhecimento produzido na academia. “A extensão passa a ter papel fundamental dentro desse contexto por ser um dos principais meios que permite ampliar os canais de interlocução com os segmentos externos à universidade, ao tempo em que o contato com a sociedade retroalimenta o ensino e a pesquisa e a própria extensão, contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos”, pontua.

Trata-se, portanto, de um processo acadêmico indispensável à viabilização da relação entre universidade e sociedade com o objetivo de promover a articulação entre o Ensino e a Pesquisa e o estabelecimento de uma relação dinâmica e transformadora entre a Instituição universitária e o seu contexto social.

Para tornar tudo isso possível de acontecer, é necessário a promoção de Programas e Atividades de extensão, tais como o Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI); o Centro de Educação; o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); Reformatório Penal; Adoleta – Amar, doar, alegrar, tratar; Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF); e Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM). 

Todos os programas permanentes, bem como a Política Geral de Extensão, podem ser conferidos neste link.


Leia mais:

Núcleos de extensão da Unit participam de Semana da Mulher

NAF/Unit oferece serviço gratuito para declaração de imposto de renda

Compartilhe: