Os estudantes da graduação que têm perfil para a pesquisa científica podem começar a desenvolver suas habilidades desde cedo graças aos programas de Iniciação Científica. Na Universidade Tiradentes, é possível ter acesso a programas voluntários e com bolsa. Para isso, o estudante deve ficar atento aos lançamentos de editais por programa.
O Programa de Iniciação Científica, de forma geral, distribui bolsas de Iniciação Científica (IC) concedidas pelas agências de fomento (CNPq e Fapitec), bem como com recursos próprios, e são destinadas para discentes da graduação dos projetos de pesquisa orientados por docentes da Unit. O grande objetivo é introduzir o aluno da graduação às atividades científicas, proporcionando seu engajamento na pesquisa desde cedo, além de possibilitar a formação de recursos humanos qualificados.
A Iniciação Científica, portanto, serve como incentivo à formação de novos pesquisadores, que por sua vez, ainda como estudantes de graduação, possuem participação ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.
Tornam-se elegíveis aqueles estudantes da Unit que estiverem devidamente matriculados entre o primeiro e penúltimo período do curso da graduação.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: pesquisa@unit.br.
Leia mais:
Unit divulga resultado de Programa de Iniciação Científica
Os primeiros passos para ser um cientista
Projetos de pesquisa beneficiam estudantes com a Iniciação Científica