Por Nivaldo Menezes e Raquel Passos
Já se tornou programação indispensável no calendário que marca o início de cada período letivo da Universidade Tiradentes a realização da Jornada de Mobilização Pedagógica. Para este semestre, o tema ‘ O papel da gestão da aprendizagem na autorregularão da qualidade acadêmica’ norteou o evento iniciado na última terça-feira, 16, que segue até dia 19, com diversas atividades acadêmicas.
O objetivo é capacitar docentes e fomentar o estreitamento das relações entre eles. Para recepcionar os professores, o reitor da Unit, Jouberto Uchôa, parabenizou a todos pelo trabalho realizado até o momento. “Todos os esforços que os senhores realizam são fundamentais para que possamos construir um futuro com mais qualidade para nosso Estado. E se a Unit hoje está em Boston, nos EUA, e é reconhecida mundialmente pelo Google, é por causa do trabalho de cada professor, tutor e coordenador aqui presente”, falou.
Como parte da programação de abertura oficial da Jornada, o sócio diretor da Educa Insights, Daniel Infante, ministrou palestra sobre a atuação do docente no atual cenário da Educação Superior.
Infante apresentou dados quantitativos e qualitativos nacional e local para reforçar o papel do professor enquanto principal porta-voz da Universidade perante os alunos. “Esse processo que incentivamos a repensar sua atuação é de grande importância, já que cada vez mais chancelas de qualidade são necessárias para que o aluno se sinta acolhido e com sentimento de pertencimento à instituição”, salienta.
A pedagoga da Pró-reitora de Graduação da Unit, Micheline Roberta Simões do Nascimento, acompanha a Jornada desde 2010, a ocasião é ideal para que se possa programar e planejar o semestre, sempre tendo como foco principal a qualidade na aprendizagem do aluno da Unit. “Esse é o momento em que reunimos coordenadores, professores, tutores e preceptores das modalidades presencial e EAD para que possam ressignificar suas práticas, projetos, suas metodologias e processos”, esclarece a coordenadora geral do evento.
Segundo a pedagoga, toda programação é pensada para a formação continuada do professor no sentido de alcançar a melhoria do processo acadêmico e pedagógico “desde que o principal objetivo persista na melhoria das práticas de ensino e aprendizagem para os acadêmicos”.
Ainda na cerimônia, professores foram reconhecidos pelo desempenho acadêmico no último semestre por meio do Prêmio Ada Augusta.