Ondas de calor, alterações de humor e distúrbios menstruais. Esses sintomas remetem a alguma coisa? Rapidamente pensamos: menopausa, mas na verdade, esses sinais são próprios do climatério, período que antecede a menopausa.
Climatério e menopausa são comumente confundidos, mas correspondem a fases diferentes. A menopausa é a última menstruação, que acontece entre os 48 e 50 anos (em média). Já o climatério ocorre antes e depois da menopausa, e é justamente marcada pelas variações hormonais que provocam os sinais que conhecemos.
Algumas mulheres podem sentir ondas de calor, acompanhadas de transpiração, tonturas e palpitações; sudorese prejudicando o sono; depressão ou irritabilidade; alterações nos órgãos sexuais, como coceira, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as relações sexuais; diminuição do tamanho das mamas e perda da firmeza; diminuição da elasticidade da pele, principalmente da face e pescoço; aumento da gordura circulante no sangue; aumento da porosidade dos ossos tornando-os mais frágeis.
Embora seja uma fase natural da vida da mulher, é importante ter o acompanhamento de um ginecologista para a prescrição de tratamentos como a reposição hormonal, que ajudam na qualidade de vida da mulher.
Algumas medidas podem ajudar a enfrentar essa fase. Confira:
- Beba bastante água, principalmente após exercícios físicos
- Use roupas leves e procure ambiente fresco e ventilado
- Pratique exercícios leves regularmente. Caminhada, natação e dança ajudam a fortalecer os músculos
- Evite fumo, álcool ou outras drogas
- Faça refeições mais leves e mais frequentemente
- Tome sol
*com informações de Qualicorp, Tua Saúde e Ministério da Saúde
Leia também: Cada vez mais líderes, mulheres ainda enfrentam desafios