Acadêmico do 7º período, Lucas Crescêncio leva em conta que a chance de participar de eventos como a Jornada Farmacêutica lhe dá subsídios e estreita as relações de conhecimento de tudo o que ocorre dentro da sala de aula com o universo profissional onde é possível avaliar e conhecer os meandros da atividade. “Acredito que momentos como esse sejam muito importantes pra a formação do aluno porque ele vai trocar experiências com o profissional da área e, consequentemente, ampliando sua área de atuação”, pondera.
A coordenadora do curso, professora Juliana Maria Dantas Mendonça, reforça a concepção do aluno Lucas afirmando que o convite formulado aos profissionais palestrantes permite ao aluno uma maior interação com a realidade do mercado.
“A profissão farmacêutica engloba 74 áreas distintas e durante a Jornada pretendemos discutir as principais delas”, afirma a docente, lembrando que em paralelo à Jornada está acontecendo o 5º Simpósio de Deontologia Farmacêutica.
A palestra de abertura cujo tema destaca o “Farmacêutico gestor: competências como ferramenta de trabalho” foi proferida pelo farmacêutico e professor Marcelo Cristian Ribeiro, membro do Conselho Federal de Farmácia.
“O nosso propósito é desenvolver outras competências no farmacêutico, principalmente nas áreas de liderança e comportamental, que são áreas onde ele atua para que ele assuma um papel estratégico e não apenas operacional dentro das empresas em que ele vai se qualificar”, diz o palestrante.
A diretora adjunta da área de Saúde da Unit, professora Vanessa Lordelo, lembra que a universidade está sempre à frente com a implantação do primeiro curso de Farmácia no estado. “O tema que a jornada propõe tem a ver com esse momento, uma vez que a área de Farmácia está com um índice de empregabilidade muito bom se levarmos em consideração toda a área desempenhada pelo farmacêutico”.
Ao participar da noite de abertura da Jornada Farmacêutica, a diretora de Pesquisa do Grupo Tiradentes e também farmacêutica, professora doutora Juliana Cordeiro, salientou que a implantação do curso pela Unit mudou totalmente o cenário da profissão em Sergipe. “A Unit colocou no mercado profissionais que atuam em hospitais, farmácias etc. comprometidos com a efetiva ação que a área exige”. Conclui.