O início da vida acadêmica é marcado por emoção e mudança de fases. Para os 50 alunos da turma 2023.1 do curso de medicina da Universidade Tiradentes, campus Estância, a nova fase é comemorada na noite do jaleco, realizada nesta quarta-feira, 15.
“A noite do jaleco marca o início de uma nova jornada. O jaleco simboliza o ingresso nessa profissão tão bonita. É um momento único, quase uma formatura no início do curso. O ponto principal é o acolhimento, é a gente abraçá-los porque a jornada deles também é a nossa”, diz o coordenador operacional do curso em Estância, Msc. Higor César Calasans.
Segundo a coordenadora de área da medicina, Dra. Lis Campos Ferreira, a noite do jaleco é bastante simbólica. “O jaleco é um instrumento de trabalho que caracteriza os profissionais da saúde. Então, o recebimento do jaleco é um momento em que os estudantes se sentem inseridos no curso. É muito bonito ver o brilho nos olhos de cada um, conhecer as expectativas e acompanhar como eles amadurecem ao longo do curso”, revela.
Uma das estudantes que recebeu o jaleco foi Maria Elenira Chagas Araujo. “É um sentimento de realização. É como se eu sentisse que realmente eu estou no curso, depois do quanto eu caminhei para chegar até aqui. É também o evento mais importante do curso, depois da formatura, em que percebemos a responsabilidade que teremos como futuros médicos”, acredita.
“Fazer medicina é a realização de um sonho que sempre tive e eu espero continuar com toda essa empolgação durante o curso. Estou muito feliz, acredito que todos também estão realizando seus sonhos e esta noite é o ponto de partida da nossa jornada”, acrescenta o estudante Iuri Emanuel de Lima Santos.
Tradição
O evento já é uma tradição na Unit, no qual os alunos recebem o jaleco dos seus padrinhos e colocam a vestimenta pela primeira vez. “Esse é o início de uma nova jornada. Estamos selando nosso compromisso com o projeto de vida de futuros médicos. Tenho certeza de que dessa instituição sairão os melhores”, diz a diretora do campus Estância, Dra. Adriana Rocha.
“Sabemos que a trajetória destes alunos não foi fácil até aqui, mas a Unit se prepara todos os dias para dar o seu melhor para os alunos e à sociedade em geral. Agradecemos por terem escolhido a Universidade Tiradentes para fazer parte das suas vidas”, reforça a pró-reitora de graduação, Dra. Arleide Barreto.
Para o prefeito de Estância, Gilson Andrade, a noite do jaleco é um momento ímpar que marca a vida de jovens futuros médicos. “Daqui há seis anos, queira Deus que possamos estar aqui relembrando esse momento, enquanto eles recebendo o diploma de médicos formados pela Unit, na nossa faculdade de medicina no nosso município”, conclui.
Leia também: Egressos Unit se destacam em processos seletivos de residência