Ele é caracterizado com um “B” estilizado e um pouco esquisito, assim como seu nome. No entanto, ele representa um dos mais modernos meios de conexão e transmissão de dados entre equipamentos tecnológicos, e que está bastante disseminado pelos aparelhos integrados às redes de internet de alta velocidade. Mas afinal, o que é o bluetooth?
Sua origem está relacionada a 1994, a partir de um protocolo de comunicação sem fio desenvolvido por engenheiros da multinacional sueca Ericsson. Dois anos depois, o projeto teve a adesão de outras duas gigantes do setor: a americana Intel e a finlandesa Nokia. O nome bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca ‘Blatand’ Gormsson, que era conhecido por ter um dente apodrecido que tinha a cor azul escura (a tradução do inglês é dente azul), mas também lembrado por ter unificado as tribos da Suécia, da Noruega e da Dinamarca, no ano de 958.
O dispositivo acoplado aos aparelhos emite sinais de rádio e permite a conexão deste com outros aparelhos que contam com a mesma frequência, sem qualquer uso de fios ou de cabos. Basta apenas que estes aparelhos estejam a uma distância que pode variar de um até 100 metros, a depender da potência da frequência do dispositivo. Essa frequência de ondas curtas de rádio pode chegar a até 2,4 gigahertz (gHz), e forma uma rede de conexão chamada piconet. A partir daí, pode acontecer o pareamento dos sinais de bluetooth, o que pode ser controlado em telefones celulares e computadores.
Com o avanço da tecnologia, o uso do bluetooth passou a ser adotado em larga escala, por permitir uma conexão segura entre os equipamentos, com agilidade e um baixo consumo de energia. “Oferecendo duas opções de rádio, a tecnologia Bluetooth oferece aos desenvolvedores um conjunto versátil de soluções completas e adequadas à finalidade para atender às necessidades cada vez maiores de conectividade sem fio”, diz o site oficial da Bluetooth SIG (Special Interest Group), organismo responsável pela gestão da tecnologia e que reúne cerca de 36 mil empresas adotantes dela em todo o mundo.
O dispositivo bluetooth está presente principalmente em celulares, computadores, fones de ouvido sem fio, mouses, teclados, impressoras, caixas de som, aparelhos de televisão e de telefonia. Além disso, ele pode ser empregado em veículos, equipamentos médicos e de automação predial, entre outras utilidades. Com o avanço da chamada Internet das Coisas (IoT) e da tecnologia 5G, que permite uma maior conexão entre aparelhos e o desenvolvimento de assistentes controlados por voz, a tecnologia foi empregada em larga escala e todos esses aparelhos passaram a ser controlados a partir de um celular conectado.
Assim, o dispositivo passou a unir ainda mais esses elementos, assim como fez, de certa forma, o antigo rei dinamarquês. “Acreditamos em um mundo onde tudo e todos que desejam se conectar devem poder fazê-lo de maneira simples, segura e sem fio”, afirma a visão do SIG.
Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do CanalTech e do Bluetooth SIG