ESTUDE NA UNIT
MENU

O que significa #tbt e porque ele faz tanto sucesso

Uma das hashtags mais usadas no instagram, o #tbt retoma lembranças boas de momentos vividos e que merecem ser relembrados

às 15h16
Postada sempre às quintas-feiras, a hashtag #tbt tem como objetivo retomar algum momento que foi vivido pelo dono do perfil (Cottonbro Studio/Pexels)
Postada sempre às quintas-feiras, a hashtag #tbt tem como objetivo retomar algum momento que foi vivido pelo dono do perfil (Cottonbro Studio/Pexels)
Compartilhe:

Nas redes sociais, como Instagram e Twitter, é comum ver publicações que tenham hashtags na legenda. O famoso ‘jogo da velha’ que é utilizado para agregar publicações parecidas e mostrá-las para pessoas que têm o mesmo interesse. Porém, uma vem chamando a atenção e sendo utilizada cada vez mais: a tag #tbt, que apenas na última quinta-feira, 10, foi utilizada em mais de 570 milhões de publicações só no Instagram.

Criada nos Estados Unidos, a expressão ganhou visibilidade no twitter em 2012 e é utilizada para relembrar com fotos, vídeos e textos momentos passados, mas que representam sentimentos nostálgicos e felizes. O tbt é a sigla para “throwback thursday” que em uma tradução simples para o português pode significar “retorno a uma quinta-feira”.

Há quem diga que existe uma regra, na qual deve ser utilizada a hashtag somente com acontecimentos que aconteceram ou que foram presenciados há pelo menos cinco anos. Na prática, isso não acontece e é utilizado pelas pessoas que querem relembrar o que viveu, independente se aconteceu na semana passada ou há 10 anos.

O uso do #tbt pode ser uma boa estratégia para que as postagens do um perfil seja entregue a mais pessoas, podendo resultar em um engajamento maior no conteúdo que é compartilhado. Por isso, é comum você ver celebridades, influencers e empresas fazendo uso das que estão em alta e criando outras.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: