ESTUDE NA UNIT
MENU

"O setor imobiliário está aquecido mesmo na pandemia", diz especialista.

Para o economista e professor da Unit, Josenito Oliveira, houve uma valorização dos imóveis e há uma previsão de crescimento para esse setor no Brasil.

às 21h54
Compartilhe:

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios. O novo cenário provocou incertezas e, também, apresentou novas oportunidades. Mesmo diante da situação financeira e econômica do país, alguns setores estão em alta, como é o caso do mercado imobiliário.

Para o economista e professor da Universidade Tiradentes, Josenito Oliveira, o setor imobiliário faz parte da cadeia da construção civil que tem um efeito multiplicador muito grande.

“Se quisermos melhorar ou aumentar o número de empregos, uma das alternativas é investir na construção civil. A construção de imóveis, prédios e casas envolve não apenas os profissionais da área, como também toda a cadeia, de insumos, ou seja, de material de construção, além da parte elétrica, hidráulica, pisos, revestimentos, cerâmica, tubos e conexões. É uma cadeia muito grande”, declara.

“O setor imobiliário está aquecido mesmo na pandemia porque a demanda aumentou e a oferta diminuiu. Então, por conta disso, houve uma valorização dos imóveis e há uma previsão de crescimento para esse setor no Brasil”, acrescenta.

Segundo Josenito, o isolamento social também contribuiu para a alta do setor.

“As pessoas ficaram mais em casa e acabaram fazendo pequenas reformas ou reparos. Então, as lojas de material de construção acabaram vendendo mais. Esse foi um setor que ficou bastante aquecido na pandemia”, destaca.

Para o economista, em Sergipe, a construção civil é um dos setores que mais empregam atualmente. “Faz parte dos chamados arranjos produtivos locais. Nós temos grandes construtoras que possuem um potencial fantástico”, diz.

Além desses fatores, o setor imobiliário e a tecnologia podem impulsionar ainda mais a recuperação econômica no Brasil.

“Na pandemia, as pessoas fizeram visitas e vendas virtuais, ou seja, o momento vivenciado acelerou o processo de digitalização em todos os serviços. Além disso, surgiram várias startups tecnológicas para facilitar diversos processos”, finaliza.

 

Leia também:

Acadêmico ganha prêmios com aplicativo voltado à segurança do trabalho

Egressos dão dicas sobre como encarar o mercado de trabalho na construção civil

Compartilhe: