O Obscom realiza a décima edição (segunda e última do semestre), reunindo intelectuais e estudiosos em torno do tema ‘A diversidade no Jornalismo e Propaganda: produtos e processos’.
O encontro motivou os profissionais convidados, professores e alunos a discutir sobre a representatividade no Jornalismo e na Publicidade. Ocorreu no auditório Padre Arnóbio na manhã do sábado, 12, e despertou entre os participantes a preocupação em repensar o caminho e o futuro da comunicação.
“Após a exibição dos vídeos que contextualizaram as discussões, abordamos com os alunos a importância do profissional que ele será no futuro”, lembra o professor Cleon Menezes do Nascimento. Segundo o docente, a ideia é fazer com que os futuros profissionais cheguem ao mercado percebendo o papel que a comunicação tem, bem como o seu papel enquanto profissional num mercado que oferece novas ferramentas e informações cotidianamente.
“É um tema urgente e temos que trabalhar para dar voz e vez à diversidade e à sua representatividade, porque vivemos hoje numa sociedade em que há uma descentralização da informação”, observa a professora Juliana Correia Almeida.
Segundo a docente, a ideia é que temas como o que foi colocado em pauta sejam tratados com especialistas da área para que os alunos possam efetivamente perceber de que forma o quadro da intolerância possa ser mudado.
“Nessa edição estamos com o foco no produto e no processo, para que possamos pensar a publicidade e o jornalismo que questione a pluralidade dentro da diversidade para dar espaço às pessoas que nunca puderam ocupá-los”, complementa a professora.
Comemorar a décima edição do Obscom em apenas dois anos revela que mesmo desenvolvendo um trabalho acadêmico baseado numa literatura específica, a coordenação dos cursos de Comunicação da Universidade Tiradentes mostra sua preocupação em convidar com regularidade especialistas que estudam e revelam casos práticos do mercado de trabalho.