ESTUDE NA UNIT
MENU

Odontologia estética: a busca por um sorrido perfeito

Qualquer tratamento estético baseado no correto diagnóstico, planejamento e execução por profissional habilitado possibilitam resultados satisfatórios.

às 12h40
Compartilhe:

Os procedimentos dentários estéticos têm ganhado cada vez mais adeptos nos consultórios. Lentes de contato, bichectomia, clareamento dental são os mais conhecidos e realizados. Isso porque, além de um sorriso mais bonito, as pessoas buscam melhorar a autoestima e a qualidade de vida.

“Os procedimentos estéticos dentários têm relação direta com o restabelecimento da saúde, isso porque envolve a satisfação pessoal, o resgate do amor próprio e o sentimento de aceitação, quando falamos dos nossos pacientes. Mas é claro que tudo isso, sob a ótica do profissional da Odontologia, perpassa pelo restabelecimento da função, da harmonia do sorriso em conjunto com a harmonia da face”, comenta a odontóloga e professora do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes, doutora Sandra Regina Barretto.

Para a especialista, o aumento na procura pelos procedimentos odontológicos específicos inclui uma série de fatores.

“Essa demanda é ocasionada por diversos motivos que vão desde o apelo estético, motivado e incentivado pelas mídias sociais, o acesso facilitado às informações por parte dos indivíduos de modo geral, até o desenvolvimento de técnicas mais conservadoras e de materiais restauradores que têm propiciado o aumento da longevidade dos procedimentos odontológicos. Atrelado a isso, tem os resultados restauradores naturais, acrescido a uma visão multidisciplinar no planejamento do sorriso, onde são somados esforços e ‘expertises’ na condução e resolução dos casos clínicos”, salienta.

A odontóloga acredita que a saúde e a estética podem andar juntas quando estiverem relacionadas de maneira responsável.

“Qualquer tratamento estético baseado no correto diagnóstico, planejamento, indicação e execução por profissional habilitado e respaldado em ciência, possibilita resultados satisfatórios do ponto de vista profissional e do paciente”.

“O papel do dentista é antes de tudo esclarecer ao paciente sobre o procedimento que deseja realizar, enfatizando indicações, contra-indicações ou limitações da técnica em si, possibilidades de tratamento, necessidades de intervenções em especialidades afins, para que o resultado, realmente, seja adequado para o caso e, também, com o objetivo de atender às expectativas do paciente, ou conduzi-las de maneira adequada”, acrescenta.

Sandra Barreto afirma que o cirurgião-dentista deve, por meio dos seus conhecimentos, apresentar ao paciente, de modo consciente e responsável, os prós e contras de cada intervenção.

“Precisamos entender que o paciente na maioria das vezes conhece os procedimentos de maneira superficial e relaciona o resultado verificado em imagens ou relatos, como a solução dos seus problemas. Especialmente no que se refere à ideia recorrente de que ‘Se deu certo nele, dará certo em mim’, o que nem sempre é verdadeiro.  Por isso, o profissional tem que reafirmar, diariamente, a sua responsabilidade ética tanto com os seus pacientes, como na profissão”, finaliza.

 

Leia também :

Clínica odontológica da Unit já realizou mais de 2600 atendimentos 

Grupo Tiradentes discute projetos de extensão com o CRO-SE 

Parceria: acadêmicos de Odontologia farão atendimento em Centro de Estágio

Compartilhe: