ESTUDE NA UNIT
MENU

Ouricuri: fruto comum da Caatinga fortalece tradição sertaneja

Podendo ser consumido in natura, o ouricuri é comum em municípios como Campo do Brito, reforça tradição e favorece versatilidade à culinária.

às 14h03
Imagem: Cerratinga.org
Imagem: Cerratinga.org
A professora de Gastronomia da Unit. Isabelle de Andrade Brito.
Compartilhe:

Ouricuri, licuri, adicuri, nicuri e por aí vai. São muitas formas para nomear um fruto muito recorrente na região de Campo do Brito (SE). Proveniente da palmeira Syagrus coronata, nativa da Caatinga, os frutos são comestíveis e das sementes pode-se extrair óleo vegetal. Do coquinho, como também é conhecido, surge a tradição de sentar à porta de casa e quebrar o fruto para comer a polpa in natura.

“O ouricuri é um fruto que precisa descascar ou retirar a polpa externa para comer o que tem dentro. A polpa, que é a parte de fora, a parte mais carnuda, lembra o dendê. A parte interna é muito semelhante ao coco no sabor. Para nós sergipanos e nordestinos no geral existe a cultura de quebrar a casquinha do ouricuri, que lembra muito a infância e possui uma lembrança afetiva muito forte”, explica a professora de Gastronomia da Unit, Isabelle de Andrade Brito.

Essa cultura está bastante associada ao modo de vida sertanejo, mas o ouricuri também é encontrado já descascado e pronto para o consumo em feiras livres, mercados municipais ou diretamente com pequenos produtores. Além de ser consumido in natura, o ouricuri é utilizado na cozinha fusion food, por ser um fonte de gordura boa.

“O ouricuri é uma fonte de gordura boa para o consumo. Na culinária, encontra-se mais na produção de doces pela questão de ser semelhante ao coco, mas já existe um movimento culinário que traz as regionalidades para o prato. Os chefes e cozinheiros trazem os produtos regionais para a cozinha clássica, fazendo uma adaptações e misturando duas culturas culinárias em um prato só”, disse.

De acordo com a professora, o fruto é mais versátil do que se imagina. “É possível fazer pão usando, além de outras farinhas, adicionando o ouricuri triturado em bolos, biscoitos, panqueca, sorvete e cocada”, salienta.

Confira a receita do pão de ouricuri

  • ½ kg de trigo integral
  • ½ kg de trigo branco sem fermento
  • ½ copo de óleo de ouricuri
  • 2 pacotinhos de fermento de pão (11g)
  • 200g de ouricuri batido no liquidificador
  • ½ xícara de açúcar demerara
  • 1 pitada de sal

Misture o fermento ao trigo branco, acrescente os outros ingredientes. Amassar e sovar bem a massa. Se ficar mole, acrescentar um pouco mais de trigo branco. Deixar descansar 2 horas. Fazer os pãezinhos e deixar descansar mais 20 minutos. Coloque para assar em forno quente. Fonte: Cerratinga.org

 

Leia também: A importância do camarão na gastronomia regional

Compartilhe: