Passou o tempo em que o gastrólogo era interpretado apenas como um profissional da gastronomia para trabalhar na cozinha. Hoje, a dinâmica na área gastronômica exige do profissional um leque de competências muito maiores e que possibilitem não apenas desenvolver as técnicas na produção de pratos, mas também habilidades para atuar como gestores.
Com este pensamento, profissionais do ramo e chefs de renome nacional e internacional abriram a quarta edição da Semana de Gastronomia da Unit na noite dessa quarta-feira, 8 de maio, no Campus Farolândia. Durante o evento, um dos pontos enfatizados pelos chefs e proprietários de restaurantes convidados foi a importância do gastrólogo desenvolver diversas habilidades. “Hoje eu tenho a experiência de que gastronomia não é apenas a produção de um prato, mas da administração de uma equipe de trabalho, administração da qualidade do cardápio, escolha da matéria-prima. O profissional deve estar atento, porque o cliente hoje viaja mais e conhece o que tem de melhor no mundo inteiro”, destaca a proprietária do Bonjour Gourmet, Marta Satler.
Com formação nos Estados Unidos e experiência nos restaurantes europeus, o chef Rafael Barros destaca aos estudantes as tendências na parte de confeitaria. “Com a confeitaria gastronômica também destaco o funcionário, a empresa, o mercado de trabalho e o que está acontecendo no País”, salienta o chef Rafael, há dez anos no mercado de São Paulo e representante do Brasil em eventos internacionais na área de confeitaria.
A programação da Semana de Gastronomia mescla palestras e diversas atividades práticas nos minicursos até a próxima sexta-feira, 10 de maio. O chef Walner Sovi, há seis anos com trabalhos no Governo do Canadá, valoriza a cozinha brasileira. “É muito fácil fazermos sucesso na gastronomia utilizando ingredientes caros e que falam por si só. Faremos comidas com ingredientes simples, porque o intuito é valorizar o ingrediente nacional e tirar o diferencial do cotidiano”, pontua Sovi.
Dona de uma empresa de buffet, a acadêmica do 3º período Tássia Fontes acredita que o evento valoriza o intercâmbio de conhecimento entre profissionais, além da oportunidade para alunos apresentarem o que aprenderam de inovador com o curso. “Na Semana não é apenas os profissionais que passam conhecimentos, mas nós alunos também podemos passar as inovações no curso de Gastronomia para estes profissionais”, acredita a estudante.
Nesta quinta-feira, 9, acontecerá um tour gastronômico com apresentação de diversos pratos produzidos por seis restaurantes locais. Para a coordenadora do curso Kátia Viana, o evento estimula a discussão do papel do profissional na Gastronomia. “Percebemos que Sergipe ganha uma visibilidade enorme pela apresentação dos novos restaurantes e a contratação considerável de alunos e egressos do curso nesses estabelecimentos. Então nossa proposta é apresentar o novo profissional da área e sua postura como gestor”, conclui.
Fotos: Marcelo Freitas