A internet, o e-commerce e as redes sociais já fazem parte do dia a dia de todo mundo. Mas será que entendemos o papel dessas ferramentas na nossa rotina e como influenciam o desenvolvimento da ciência na nossa cultura? Pensando nisso, a professora da Universidade Tiradentes (Unit) Juliana Almeida criou uma série de podcasts sobre cultura digital e divulgação científica.
De acordo com Juliana, professora dos cursos de Comunicação, a série foi produzida em um período de 12 meses, juntamente com a aluna do curso de Publicidade e Propaganda Laís Farias, em Iniciação Científica (IC). “Participei do edital de Iniciação Científica e consegui entrar com uma bolsista que fez a seleção. Durante um ano produzimos dez podcasts que falam sobre cultura digital e IC. Trabalhamos com vários aspectos relacionados à cultura digital e como ela vem transformando a sociedade, as formas de se relacionar e a comunicação. Foi bem interessante”, explicou.
Para a produção do podcast foi necessário também o envolvimento em discussões e atividades científicas que ajudaram no desenvolvimento do projeto e o levaram além do esperado. “A Unit foi fundamental, pois o projeto também foi vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) e ao Getic, que é o Grupo de Pesquisa em Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura, coordenado pela professora Cristiane Porto”, disse.
O projeto
A série é apresentada pelo PPED, por meio do Getic, e são frutos do estágio pós-doutoral de Juliana, supervisionado pela professora doutora Cristiane Porto. Os temas tratam de diversos aspectos que envolvem o uso das novas tecnologias, a democratização do conhecimento e a divulgação científica.
“A ideia é que continuemos a produzir podcasts, contribuindo para a divulgação científica e a popularização do podcast. No meu pós-doutorado eu também fiz sete podcasts sobre comunicação digital, mais voltados realmente para divulgação científica, e já foi uma derivação do projeto anterior”, concluiu.
Leia também: “Conhecimento é tudo”, diz aluna sobre pesquisa e Iniciação Científica