Por meio do projeto de extensão Acadêmicos de Plantão, alunos do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) promovem atividades voltadas para a promoção e educação em saúde comunitária. Criado em 2014, atualmente, o projeto envolve 14 graduandos e professores da área.
A atividade de extensão proporciona aos discentes a compreensão do contexto sociocultural e o desenvolvimento de competências profissionais quanto à importância do protagonismo da Enfermagem na promoção da saúde, levando-os a conhecer a realidade e traçar estratégias para amenizar as necessidades mais prevalentes da comunidade.
A coordenadora do projeto, professora Derijulie Siqueira, contou que a ideia de montar o grupo Acadêmicos de Plantão foi dos estudantes. “Eles sentiram a necessidade de levar práticas de extensão para as comunidades. Já tivemos vários professores da Enfermagem contribuindo também. O público-alvo do trabalho são as comunidades, que não tem tanto acesso aos serviços de saúde e a informações mais precisas”, disse.
Durante a restrição de atividades presenciais causada pela pandemia de covid-19, em 2020 e 2021, os alunos tiveram que se reinventar para atingir o objetivo. “Durante a pandemia, eles ficaram impedidos de realizar atividades presenciais e tiveram que utilizar as redes sociais, mas sabemos que o alcance é limitado por conta do público. O maior desafio foi gerar conteúdos que chegassem a essas pessoas, porque muitas vezes elas não têm acesso à internet. Tínhamos alguns veteranos, mas também muitos novatos, e eles fizeram atividades via Meet e redes sociais; bingo, interação entre eles, interação entre as ligas acadêmicas do curso e outros projetos de extensão”, complementou a professora.
Com a retomada gradual das atividades nos últimos meses, os Acadêmicos de Plantão realizaram reuniões presenciais para apresentar e definir o cronograma de atividades a serem realizadas no segundo semestre, além de criar laços com os associados que não se conheciam pessoalmente.
Para participar do projeto, o estudante deve seguir alguns requisitos, como estar cursando o 2º, 3º ou 4º período de Enfermagem da Unit, ter disponibilidade de horário nos dias definidos no edital de inscrição e não estar participando de nenhum outro projeto de extensão. Geralmente, os alunos ficam no projeto por um ano, podendo até ficar mais tempo.
Leia mais:
Tripé universitário garante grandes conquistas ao curso de Enfermagem da Unit