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Redação publicitária: a arte de convencer pela palavra

Uma frase de efeito, um slogan que marca época, o texto como matéria prima: são algumas ferramentas de um bom redator publicitário

às 21h01
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A redação publicitária faz parte da área de criação de uma agência de comunicação. Dentro das faculdades de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, ela costuma ser uma das disciplinas curriculares. Sua especificidade é a de criar ideias, por meio do texto, para solucionar as questões do contratante. Seja para um produto, serviço ou marca, o Redator publicitário trabalha para solucionar um determinado problema de comunicação. Ele transforma ideias em conteúdos para peças publicitárias, de acordo com o posicionamento definido entre o cliente e a agência que o atende.

Sua matéria prima é a escrita. Não é algo fácil, mas, para quem gosta, é muito prazeroso: significa trabalhar com a imaginação, a concretização de ideias por meio das palavras. É preciso conhecê-las bem para ter a habilidade de resumir estratégias de negócios em poucas frases. E o resultado da sua criatividade, inventividade e esforço será divulgado em diferentes veículos midiáticos na forma de textos diversos, frases, slogan, títulos, roteiros de filmes publicitários para a TV, spots de rádio, anúncios de jornais, revistas e internet.

É importante destacar que seu trabalho faz parte de uma equipe, da qual fazem parte outras funções dentro uma agência. O diretor de arte é o principal parceiro do redator no detalhamento do pedido do cliente, definindo juntos o conceito de determinada campanha. Além das agências, o redator pode trabalhar diretamente com empresas que mantêm equipes de Marketing ou por conta própria, como freelancer ou prestador de serviços.

Por falar nisso, o publicitário que se dedica à função de redator deve entender de marketing, pois atua sob seus pilares. E é essencial também ler muito, sobre diferentes temas para saber escrever, gostar de escrever e continuar aprendendo a fazê-lo, sempre! A criatividade é ferramenta fundamental para um redator publicitário, mas não é algo natural: é possível desenvolver e treinar essa característica. O primeiro passo é manter a mente aberta e curiosa, entendendo a criatividade como uma habilidade para resolver problemas. Em outras palavras, é preciso absorver conteúdos para produzir novos.

A norte-americana Elizabeth Gilbert, autora do livro campeão de vendas “Comer, rezar e amar”, tem uma afirmação interessante a esse respeito: “Um vida criativa é qualquer vida em que consistentemente, rotineiramente, repetidamente e constantemente você escolhe o caminho da curiosidade ao invés do caminho do medo. Não uma vez, nem duas, nem algumas vezes, mas o tempo todo. Todas as vezes”. 

Onde atuar

O mercado precisa de bons redatores. Para além dos tradicionais veículos de mídia, as empresas e serviços estão cada vez mais na internet e precisam da publicidade digital para promover vendas. Um bom produtor de conteúdo textual, que saiba vender uma ideia ou um estilo de vida, fará a diferença. Nesse meio, que majoritariamente é representado atualmente pelas plataformas de redes sociais ou compartilhamento de vídeos, o redator trabalha em busca da interação e do engajamento do usuário, sempre se reinventando para acompanhar a própria dinâmica das mídias digitais. 

Asscom | Grupo Tiradentes

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