ESTUDE NA UNIT
MENU

Saúde dental: você sabe a diferença entre cárie e sensibilidade?

Conheça os 7 sintomas mais comuns apresentados em pessoas que tenham um quadro de cáries ou sensibilidade nos dentes

às 14h08
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A cárie dentária é uma lesão causada pela presença de bactérias que perfuram o dente, causando dor e desconforto. A condição gera incômodo e acaba afetando significativamente a vida das pessoas, seja pela dor ao ingerir uma bebida, ou até mesmo pelas restrições na alimentação, evitando alimentos que causam sensibilidade nos dentes.

As cáries podem ser divididas, de acordo com sua localização, em dois tipos: coronárias, que são cáries que são localizadas entre os dentes ou mesmo na região de mastigação, em geral, dos dentes posteriores de crianças e jovens. E as radiculares, que se desenvolvem próxima às raízes dos dentes de adultos, devido a retração natural da gengiva, normalmente causada pelo envelhecimento.

Também têm as cáries recorrente que, mesmo após uma restauração ou obturação, voltam a surgir, graças ao acúmulo de placas nas regiões expostas dos dentes.   

Conheça os 7 principais sintomas da cárie

  • Dor de dente constante

As cáries atingem regiões próximas aos nervos dentais, causando desconforto que pode ser constante e de intensidade leve, moderada ou intensa.

  • Sensibilidade dental

O aumento da sensibilidade nos dentes pode surgir ao ingerir alimentos quentes ou frios, ou até mesmo, durante a escovação com um toque mais firme no dente cariado.

  • Incômodo durante a mastigação

Devido ao aumento da sensibilidade e das dores pela própria lesão, um dos sintomas da cárie é o desconforto durante a mastigação dos alimentos.

  • Mau hálito

A presença de mau hálito é um dos sintomas de cáries. Segundo especialistas, isso ocorre porque os alimentos ficam presos com mais facilidade nas lesões, atingindo a polpa do dente e contribuindo para o surgimento do mau hálito.

  • Manchas nos dentes

A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento. 

  • Inchaço nas gengivas

Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente, região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente. Quando isso ocorre, pode haver formação de inchaços, inflamações e até sangramento na escovação.

  • Presença de orifícios nas regiões cariadas

Finalmente, com a presença das cáries em um ou mais dentes, é natural que orifícios ou pequenos furos se formem na região cariada, tornando as lesões visíveis e perceptíveis ao toque.

O que é sensibilidade no dente?

A sensibilidade no dente é a condição causada quando ocorre o desgaste do esmalte dentário ou a retração da gengiva, expondo a dentina que é a parte mais macia e interna do dente, e reduzindo a proteção da raiz do dente.

Quais são as causas da sensibilidade nos dentes?

  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas geladas
  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas quentes
  • Dor ao ingerir alimentos doces ou azedos
  • Dor ao respirar ar frio
  • Dor ao escovar os dentes

Diferenças entre sensibilidade e cárie no dente

A lesão de cárie é caracterizada por mancha branca ou escura acompanhada, geralmente, por uma cavidade (buraco no dente). Já a sensibilidade geralmente acontece na região próximo à gengiva, onde ocorre a retração gengival ou um desgaste na superfície do dente, próximo à raiz.

Quando é causada por uma lesão cariosa, a dor pode ser causada por agentes externos como frio ou doce, bem parecido com a sensibilidade de dente. Isso acontece pelo desgaste do esmalte, deixando a dentina exposta. Já a sensibilidade dentária se dá, em geral, quando há alguma retração da gengiva, deixando um pouco da raiz exposta.

Lembrando que o diagnóstico e tratamento precisa ser realizado por um dentista. Somente o profissional pode identificar em qual caso o paciente se encaixa. 

Clínica Odontológica da Unit 

A Clínica Odontológica da Unit oferece serviços a um custo social. A partir da inscrição no valor de R$30 por semestre, o usuário tem à disposição diversos tipos de tratamentos, a exemplo de restaurações, extrações, canal e limpeza. Caso o paciente não possa custear, é encaminhado para o serviço de assistência social e, em sendo comprovada vulnerabilidade, é liberado da taxa.

O horário de funcionamento da clínica é de segunda a sexta, das 7h às 18h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 79 3218-2306 ou presencialmente na rua Siriri, 263, Centro-Aracaju.

 

Com informações do portal Viva Bem Uol e Dental Form

 

Leia mais: Clínica Odontológica da Unit realiza 150 procedimentos diários

Compartilhe: