ESTUDE NA UNIT
MENU

Serviço Social: 80 anos

Profissionais e estudantes do curso que surgiu no Brasil na década de 1930 avaliam sua história ao longo dos anos

às 18h58
Reunidos no auditório Padre Arnóbio, no Campus Farolândia, para a realização da 15ª Semana do Assistente Social Unit e efetivar o 10º Encontro de Egressos do curso de Serviço Social, professores, estudantes e profissionais convidados focam suas atenções para a comemoração dos 80 anos do surgimento da profissão no Brasil.
A doutora Vera destaca os 80 anos da profissão no Brasil
A doutora Vera destaca os 80 anos da profissão no Brasil
Professoras Jane Pedó, Lenalda e a doutora Vera
Compartilhe:

O evento, que prossegue até amanhã, 13, foi aberto solenemente na noite dessa quarta-feira, 12, pela professora doutora Vera Núbia Santos que destacou em sua fala os 80 anos do Serviço Social no Brasil. Ao fazer um retrospecto da ação do profissional do assistente social, pelo seu conservadorismo, é visto até hoje por grande parte da sociedade com aspectos intrinsecamente ligados à pobreza, chegando mesmo a ter da sociedade uma visão assistencialista.

Todavia, a conferencista lembra que a imagem do curso começa a mudar num processo de transição muito delicado entra as décadas de 1970 e 1980, mostrando que a profissão de serviço social é uma profissão como qualquer outra inscrita no mercado de trabalho.

“A natureza da nossa profissão é a intervenção, principalmente no âmbito das políticas sociais, não só com o usuário da política, seja na saúde, na assistência, na habitação, no lazer ou até mesmo no âmbito do esporte, em que existem profissionais acompanhando clubes de futebol e até mesmo no terceiro setor”, explica a doutora Vera.

O foco principal de quem exerce o Serviço Social é a defesa dos direitos humanos, da justiça social e da liberdade como um princípio fundamental da ética profissional. Trata-se, portanto, de uma profissão que compreende os conflitos existentes na sociedade permitindo ao profissional da área atuar nesses conflitos com mais qualidade.

“Comemorar os 80 anos da profissão e fomentar discussões de toda uma história de luta com ganhos e conquistas é muito importante para a academia”, salienta a diretora adjunta de graduação, professora Lenalda Morais. Segundo a docente, o momento de discussão é muito importante por estarmos vivendo uma sociedade de transformações.

A coordenadora do curso presencial, professora Jane Cláudia Jardim Pedó lembra que a edição debate sobre a história da profissão, conduzindo os alunos a pensar sobre os rumos da profissão, os espaços sócio-ocupacionais e a inserção profissional em consonância com as transformações do mundo do trabalho no século 21.

Os alunos de Serviço Social da modalidade a distância também puderam comemorar na noite dessa quarta-feira, 12, os 80 anos de atuação da profissão no Brasil, com uma palestra proferida por meio de videoconferência pela professora da Unit, Cândida Margarida.

“O Serviço Social atua ao longo da sua história na perspectiva da garantia de direitos da população usuária dos serviços frente às políticas públicas de educação, saúde, habitação, trabalho, etc.”, salienta a coordenadora do curso na modalidade EAD, professora Maria Ione Vasconcelos.

SERVICO_SOCIAL1

Compartilhe: