Durante o encontro com os acadêmicos, Cielo, que é considerado atualmente o maior nadador da história da natação brasileira, falou da sua experiência, respondeu às perguntas formuladas pelo público e destacou que é difícil apontar os fatores que contribuem para a formação de um campeão. Contudo, ressaltou que entre tantos fatores há que se considerar a família, o empenho do atleta e o desejo de atingir os seus objetivos. “A falta de qualquer um desses três fatores pode atrapalhar muito. Você obtém algum resultado, mas não a excelência”, disse o campeão. “Eu tive a felicidade de contar com o apoio da minha família desde pequeno”, acrescentou lembrando que começou aos oito anos no vôlei, esporte em que permaneceu até os 13 anos.
Destinada a alunos de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia, além de acadêmicos convidados de outas IES sergipanas, a palestra cujo tema foi “Preparação integrada do campeão olímpico: o papel da equipe multidisciplinar” foi proferida primeiramente pelo nutricionista doutor Marcelo Saldanha Aoki. Graduado em Educação Física e Nutrição e mestre e doutor em Biologia Celular Tecidual pela USP, o doutor Marcelo destacou a importância do time, bem como que é necessário estar estruturado para dar o suporte ao atleta.
“Nos últimos ciclos olímpicos realizados aqui no Brasil, o governo investiu na preparação de alguns atletas, principalmente aqueles que obtêm mais resultados. Com o plano Brasil Medalhas, cada atleta que obtém resultado internacional adquire o direto de montar uma equipe multidisciplinar”, ressaltou Aoki.
Em seguida, o doutor Charles Ricardo Lopes, graduado e doutor em Educação Física, mestre e doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela Unicamp, discorreu sobre as condições ideais para a formação de um atleta. “Falamos sobre o processo do planejamento de preparação física. Apontamos quais sejam os pré-requisitos para que se possa trabalhar com preparação física de qualquer modalidade, seja ela coletiva ou individual para o atleta iniciante ou de alta performance”, salienta o doutor Charles.